domingo, 3 de maio de 2015

Valdemira Coelho. 50 Anos de Magistério.
Quando comemorou os seus 50 anos de Magistério no dia 09 de maio de 1986. Foram grandes as homenagens constando no calendário Educacional da cidade, um dia de muitas festividades. No primeiro minuto da madrugada do dia 09 de maio de 1986, uma serenata em sua residência. Às 08 horas Missa em Ação de Graças na Capela do Patronato Sousa Carvalho.
A missa teve uma entrada solene, sendo a Professora Valdemira Coelho colocado entre o Prefeito Municipal da época e a Primeira Dama e mais 50 alunas de sua vasta prole no magistério.
A comentarista da missa foi a sua aluna e hoje Professora, Iracy Soares que brilhantemente cobriu todas as festividades alusivas aos seus 50 anos de magistério.
Coral em uníssono que solenizou a Celebração Eucarística foi o “Coral Santa Cecília” da Maestrina Valderez Soares que executou vários cânticos do seu repertório, inclusive um muito bonito chamado “TRONO”. Durante o Ofertório foram ofertadas a Dona Valdemira 50 Rosas Vermelhas por 50 alunas suas.
O canto final foi Coração Terno muito bonito e muito bem executado pelos rouxinóis do coral de D. Valderez. Acompanhou este musical da Eucaristia, Valderez Soares ao harmônio e Francisco Melo ao violão.
O celebrante foi o vigário da época.

Fala de Dona Valdemira na Missa de Ação de Graças pelos seus 50 anos de Magistério. (No Ofertório)

Senhor nas flores são as notas de esperança, recebe em cada rosa que te ofereço a saudade de meus Pais à pureza do meu amor o joio da vitória da minha profissão de educadora e os meus alunos e ex-alunos num ato perene de louvor nesta data festiva do meu cinqüentenário de Magistério.

 Após a missa houve a aposição de um quadro com a sua fotografia na sala dos professores do Colégio Ipuense (sendo retirado anos depois) por terceiros, ou por aqueles que não conheceram a sua história, logo se seguindo o descerramento de uma placa de Bronze nas galerias do Patronato com a seguinte inscrição:

-         Homenagem dos alunos deste Patronato, à querida Professora Maria Valdemira Coelho Mello, por ocasião do seu JUBILEU DE OURO DE MAGISTÉRIO.                                                                                                                                  Maio – 1986

Palavra de Valdemira na Aposição da Placa de Bronze fixada, no inicio da Galeria do Curso Normal do Patronato Sousa Carvalho.

Sensibilizada agradeço aos meus alunos do Primeiro Grau Maior, o Curso Normal, as Irmãs do Patronato, o Professorado desta Casa, por este homenagem tão bonita prestada a minha pessoa tão simples. Mas eu quero com palavras repassadas de carinho agradecer esta manifestação de apreço e de consideração.
Obrigada.

Ao meio dia um banquete no Patronato com as autoridades constituídas da cidade, irmãs, ex-alunas, professores e familiares de Valdemira.

Às 19 horas uma Sessão Solene aconteceu no Patronato Sousa Carvalho, em sua homenagem, onde desfilaram vários oradores inclusive o Tribuno de nossa gleba o Dr. Thomaz de Araújo Corrêa.

O cortejo que deu entrada a Professora Valdemira Coelho no Auditório do Patronato foi composto, por um grupo de ex-alunos seus:

v Milton Pereira – Médico Veterinário (Ex-Prefeito)
v Gessy Torquato - Representante da Câmara de Vereadores
v Tarcisio Soares – Psicólogo (Professor Universitário)
v Hélder Marcelo Pinho Belém Rocha – Funcionário da Codagro
v Idalmir Bezerra Felizola – Funcionário do IBGE
v Francisco das Chagas Peres Martins - Funcionário da Ematerce.

Foi lido o convite quando a mesma concluiu o Normal Rural de Ipu.Vejamos o seu conteúdo.

v Hino da Escola Normal Rural de Ipu – Letra e Música de: João Barreto.

No cenário da serra orvalhada
Cuja lenda refulge imortal
Ternos raios de luz irizada
Anunciam o sol matinal
E ao sopé da montanha escarpada
Onde a linda cidade nasceu
Qual um marco de glória sonhada
Mais um belo edifício se ergueu.

Coro
É a Escola Normal esse templo
De saber e de patriotismo
Onde Ipu, quer tornar-se um exemplo
De trabalho, de amor, de civismo.

Empunhando a rabiça do arado
Transformai a atual geração,
Com as messes do chão cultivado
Dai sustento o valor a Nação
Vinde jovens sereis o soldado
Ruralista, patriota jovial.
Vós vereis o Brasil renovado
Um Brasil, grande forte, imortal.

Repercute bem longe este brado
Ruralismo! Avante!Trabalhar!
Revolvamos, o solo adorado.
Dessa Pátria, querida, sem par.
Quando o sol despontar no horizonte
Fecundando as serras de abril
Nossa glória será triunfante
Na grandeza e na paz do Brasil.

v Homenageados Especiais:
 Abdias Martins-Prefeito Municipal
v Dr. Francisco Milton Pinto
v Dr. Thomaz de Araújo Corrêa
v Dr. José Lourenço de Araújo Corrêa
v Prof. José Olimpio de Moraes Filho
v Prof. Ten. José Araújo Lima
v Prof. Jerônimo de Azevedo e Sá
v Profª. Edite Araújo Teles
v Prof. Zuleide Peres Mota
v Profª. Rosa Soares Assis

v Honra ao Mérito

Prof. Heleno Gomes de Matos
Prof. João Barreto dos Santos

v Turma:
Dr. Plínio Pompeu de Sabóia Magalhães – Patrono

Paraninfo: Pe. Francisco Ferreira de Moraes

Oradora da Turma:
Professoranda Maria Valdemira Coelho Mello

Diplomandas:
v Luci Campos
v Maria Amélia Martins Mesquita
v Maria Ferreira Magalhães
v Maria Moreira Fontenele
v Maria Nair Martins
v Maria Socorro Dantas
v Maria Timbó de Castro
v Maria Valdemira Coelho Mello
v Maria Vasconcelos Aragão

Concluiu o Curso Normal Pedagógico, na Escola Sagrado Coração de Jesus em 1971 seu número de turma era o 18.

Na programação das festividades foi feita uma homenagem do Colégio Ipuense.

A homenagem do Colégio Ipuense foi uma Serenata tocada pelos sobrinhos: Francisco Melo, Fátima Melo, Raimundo Augusto e os amigos: Sebastião Vale e a Professora Valderez Soares.

A Professora Eunice Martins representou três grandes amigas de Dona Valdemira, as Poetisas Nainha Marins a Professora Zilmar Mendes Martins, e a Professora Luisinha Xavier, todas de Nova Russas.
A professora Zilmar enviou um acróstico para ser lido  e que retratamos aqui. Por falta de nitidez da gravação deixamos de transcrever a poesia de  D. Nainha  e uma mensagem da professora Luizinha Xavier. 

Valeu teu carisma de vestal,
A pira sempre acesa, o fogo vivo,
Labaredas de luz, luz imortal,
Derramando num solo redivivo,
Em bem dum povo que te glorifica,
Missão cumprida. Valdemira, agora,
Irás colher o bem que semeaste;
Raros frutos, e do Ipu na história
A rica página que então deixaste.

Zilmar Mendes. (De Nova Russas)

Palavra de Valdemira no encerramento das festividades no Auditório do Patronato Sousa Carvalho.

O coração humano é um centro de energias vitais, que guarda carinhosamente com expressiva afeição, as emoções mais fortes, as mais sensibilizantes no decorrer de nossa vida.
Não posso medir a intensidade de meu júbilo neste dia, neste momento em que sou alvo de tantas manifestações de carinho, pela vitória de cinqüenta anos de doação às fainas do Magistério.
Magistério... Quantas ideias ficam escondidas, na penumbra deste vocábulo... Um oceano de sofrimentos, um oásis de glórias. Quantas flores tecidas de espinhos... As minhas alegrias de hoje são uma prece ao altíssimo, por tudo que me tem dado: um caminho a trilhar, um ideal para atingir e tantos seres para amar. Obrigada, Senhor, porque te encontro dentro da verdade, que me ilumina e dentro do AMOR, me faz viver!
Guardo no sacrário de minhas reminiscências, a minha primeira mestra – D. Maria Carmélia Frota Passos.
A sua riqueza espiritual e intelectual, juntamente com sua fé cristã, foi doada com toda plenitude, em uma dádiva voluntária de mãos cheias de amor, à causa da educação de nossa terra.
Demonstrando altivez, porte, fidalgo evoca o nome digno da ilustre ipuense Profª Francisca Irene Barbosa Martins, a mestra que me introduziu no Magistério da Rede Oficial. E o mundo se abriu à minha gente...  E sua mão, querida professora, apontou com segurança os rumos que deveria seguir.
È sua grande parcela das minhas realizações no campo educacional, no perpassar 10 lustros. É sem limites a gratidão que lhe devo.
Nesta noite festiva, embevecida por esta magia de sentimentos afetivos, que envolve este recinto, o meu verdadeiro sentir de gratidão ao Patronato Sousa Carvalho, meu Colégio muito amado e representantes da comunidade Ipuense por este gesto, tão nobre, comemorando com esta festa tão bonita o meu Jubileu de Ouro de magistério.
Ao Colégio Ipuense, instituição que vi nascer, pela manifestação de carinho e de amizade, expressão lídima de consideração e apreço.
Às Unidades Escolares de minha terra pela homenagem tão doce, tão significativa, prova de afeição e devotamento, obrigada.
Aos meus queridos ex-alunos e alunos pela participação ativa nesta festa, falando-me ao coração, trazendo-me do passado doces recordações e no presente palpitante e melodiosa mensagem que se espalha no ar e se eterniza no coração – muito amor.
Ao orador oficial desta solenidade, que expressar o meu grande apreço e sincero reconhecimento.
Ao nosso zeloso Vigário, meu sincero agradecer pela sua mensagem de fé que persuade e anima por ocasião da Santa Missa.
Aos meus colegas de Magistério, o meu muito obrigada e eterna gratidão.
Ao coral Santa Cecília, presença musical nesta noite jubilosa, deleitou, numa ventura que exalta e doçura que fica.
E, finalmente, a todos aqueles que contribuíram para esta solenidade jubilar, a minha gratidão eterna.
Este dia permanecerá para sempre na minha lembrança com vivacidade amena e reconfortante de um clarão forte e perene.

Ipu, 09 de maio de 1986. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário