domingo, 31 de maio de 2015

Ipu dos Tabajaras.


Enfim visite Ipu, veja a cidade como um todo. As suas Praças Ajardinadas, as suas ruas cheias de histórias que o tempo não consegue apagar.  Os seus casarões seculares o seu pé de tamarindo desaparecido depois de quase 200 anos e com outro em seu lugar com 26 anos, plantado solenemente no dia 26 de agosto de 1989.
Ipu é impar nas suas histórias, ponto de referencia por muito tempo em toda região Norte do Estado como um grande celeiro cultural. Continua fazendo história, fazendo o desenvolvimento cultural de uma cidade que não somente cresce em território residencial, mas na vastidão dos conhecimentos. Avança a passos gigantescos, os teus filhos jamais deixarão de ti fazer um canto de gloria pela tua história e pelo povo que és pelas tuas belezas.
Cresce Ipu, na majestosa cordilheira onde os raios do sol se escondem mais cedo, e amanhece mais radiante para cantar contigo através dos gorjeios das aves a plenitude da felicidade sonhada.
Não estais adormecido, mas a cantiga que ti faz ninar não é aquela cantada por quem  não ti quer bem, quem não ti ama, é a canção  que embala uma cidade que cresce, que evolui nos caminhos da cultura e do aperfeiçoamento.
No teu rochedo azulado parece haver sido talhado a capricho, pois a concavidade do mesmo oferece a formação de uma chuva constante ininterrupta dia e noite banhando a vegetação verdejante que fica no sopé da serra.
E é nestas paragens do sertão que a morena virgem dos lábios de mel, Iracema, cujo corpo lindo e deslumbrado se banhava no orvalho da noite. Foi plaga da grande nação Tabajara, tribo guerreira que perlustrou vales e socalcos vadeando rios e regatos, pelejando contra os invasores brancos até ao raiar da paz que Martim Soares Moreno, o bravo fidalgo, ofertou em troca do grande amor que a lenda registra com fervor e devoção. Povo feliz o ipuense, ainda guarda e com enlevo o lindo episódio ocorrido na cabana de Araquém, pai de Iracema, quando viu sua filha quebrar a flecha da paz guerreira e beijar a testa do forasteiro que aprendera amar a mulher como símbolo vivo de ternura e afeto.
Deixamos aqui o registro de tua trajetória histórica para perpetuação da memória, para os leitores ipuenses ou a quem interessar tão encantadora vida de lutas e bravuras. Ipu de vida social cativante, de uma sociedade distinta e elegante, Pátria de Abílio Martins, Thomaz de Aquino Corrêa de Milton Pereira e Marcelo Carlos estes últimos homens públicos inatacáveis, o Prefeito Marcelo que conduz a cidade a passos firmes para transformar Ipu, numa das melhores do Estado do Ceará.
Ipu está numa zona de uma fertilidade assombrosa com 39.145 habitantes que lhe assegura um futuro promissor, dias de paz e de bonança, já que o seu povo labora a terra com fervor e o carinho dos antigos romanos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário