segunda-feira, 11 de maio de 2015

NOVA RUSSAS – 90 ANOS DE HISTÓRIA
         ARTE – AGOSTO em minhas mãos, impacto dentro de mim! Senti o perfume de suas mergulhadas nas lembranças de um passado já bem distante. Revista que embalou meu coração envolto numa saudade… E as imagens foram passando… ruas, praças, vultos, amigos que um dia fizeram o nosso mundo. Final da década de 50. Residi nesta maravilhosa cidade durante três anos, numa casa ao lado da Igreja Matriz, noutra próxima à casa do Sr. Temóteo Chaves, depois numa de esquina, grande e arejada e por último papai comprou a nossa casa quase em frente à do Senhor Zeca Gildo. Estávamos finalmente estabelecidos em Nova Russas. Ainda hoje este pedaço de chão nos pertence e está alugado à Prefeitura Municipal. Lecionei no Bairro do Progresso, no Grupo Escolar de Nova Russas, sob a direção de Dona Oscarina uma verdadeira DAMA. Lembranças da Valquíria, da Jovandira e de outras colegas. Ensinei também Ginásio Mons. Tabosa e Patronato AUXILIUM. Parabéns ao meu ex-aluno Francisco Gomes de Moura, hoje Desembargador. Destaque também para Stênio, Luciano, Netinho, Leitãozinho, Abelardo, Nelim, Raimundo (DOCA) e tantos outros. Com lágrimas de saudade li o documentário do grande Juarez Leitão. Padre Leitão foi realmente o “Velho Cura da Ribeira do Curtume”. Quantas reminiscências… Lembranças do café à noite, servido na calçada pela abnegada D. Nelsa. Emocionei-me até as lágrimas ao ler as lembranças da “LEGIÃO DE MARIA”. Eram legionárias: Ivonete Sampaio, Zilmar Vitorino, Francy Xavier, Margarida Castro, Teresinha Veras, Maria Veras, (Mocinha) (Astrogilda) Do Carmo Assis Socorro Tavares Margarida Maria Zélia e eu. Desculpas se esqueci alguém. Maior recordação: meu casamento, na manhã de 25 de maio de 1960, com José Raimundo. Aragão. A missa, foi solenizada e a Igreja lindamente ornamentada pelas Legionárias. Saudades eternas de minha mãe e da Sulamita. Hoje resido na decantada IPU, com meu marido, minha filha Ana e neta Meline. Obrigada meu Deus e minha gente de Nova Russas, terra onde deixei tantos amigos e que representa para mim um escrínio de recordações. Obrigada, Maria Luiza e Amanda pela REVISTA ARTE AGOSTO! VALEU!
 (Eunice Martins Melo Aragão)
         Ipu – CE., 12 – 10 – 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário