segunda-feira, 29 de abril de 2013


Praça Cel. Felix de Sousa Martins, junto a Rodoviária que tem o mesmo nome.
Cel. Félix de Sousa Martins
Filho de José Martins Pereira e Maria Francisca de Sousa. Nasceu em 14 de outubro de 1848, na Fazenda Irapuá, hoje, Pires Ferreira.
Contraiu matrimônio em 1869 com Maria Verônica de Sousa do qual teve treze filhos: Verônica, Maria Bela, Sebastiana, Maria Cecília, Antônia, Ana (Donana), Raimundo Martins, Elmiro, Gonçalo Martins, Francisco Martins, João Martins, Félix Martins Filho, José Martins.
Viuvou em 1924, casando-se no mesmo ano com Éster de Sousa Martins e logo aumentou sua família, tendo mais três filhos: Josefa, Maria e Félix Martins Segundo.
Em 1885 edificou em sua fazenda Lages um engenho onde fabricava rapaduras e aguardente. Nos anos seguintes construiu dois açudes e uma barragem que muito beneficiou a comunidade local e circunvizinha.
Em 1910 arquitetou uma fábrica de descaroçar algodão puxado a boi e outra de curtume beneficiamento de couro do gado. Destacou-se também pela dedicação a pecuária e a lavoura.
Foi coronel da Guarda Nacional e primeiro prefeito eleito por votos em Ipu.
Em 24 de maio de 1941, Ipu perdeu este grande empreendedor, exemplo dignificante, líder e cidadão, honraria moral que norteia, incentiva e impulsiona o clã dos MARTINS ao caminho do bem, quais irmanados, referenciam-lhe a memória e o reconhecimento como seu autêntico paradigma “PATER FAMILIAE”.
(Biografia foi extraída do Site da AFAI)
Esta Praça foi construída na Gestão do Prefeito Sávio Pontes e inaugurada no dia 23 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário