segunda-feira, 22 de abril de 2013


INTRODUÇÃO

                   Esta obra é fruto da tenacidade e da obstinação do professor Francisco Melo, grande entusiasta das coisas que envolvem a cidade do Ipu. Graças a sua extraordinária memória, muitos dos personagens aqui apresentados tiveram sua história brevemente descrita, baseada apenas nas lembranças e no conhecimento dos fatos por ele acumulados.  Também vale registro a colaboração dos irmãos José Ewerton e Gutenberg de Castro, contribuindo com informações relevantes, bem como a revisão realizada por pessoas que conviveram com boa parte dos personagens, como a minha mãe, D. Maria Nira, que traz na sua não menos privilegiada memória, detalhes importantes de algumas pessoas que permeiam estas páginas. A mim coube à tarefa de organizar, revisar na literatura, inclusive com fontes do próprio autor e de seu pai, o também escritor e possuidor de muitas páginas dedicadas ao Ipu, Sr João Anastácio, acrescentar personagens importantes pesquisadas em livros e revistas sobre história, promover e elaborar a editoração do livro.

                   Neste livro de biografias, a novidade fica por conta da democratização e da universalização do seu conteúdo. Parte do acervo apresentado já havia sido publicado, porém de forma fragmentada e segmentada. Neste contexto, decidimos contemplar em um único trabalho e reunir os personagens, pouco mais de 300, desde notáveis e destacados em suas áreas de atuação, como profissionais liberais, contadores, empresários, médicos, juristas, políticos de várias estirpes, passando por artistas de várias denominações, plásticos, músicos, pintores, poetas, cordelistas, bem como funcionários das três esferas, pequenos fabricantes de aguardente, carpinteiros, marceneiros, pequenos comerciantes, pedreiros, mecânicos e outros. Além desses, destacam-se ainda pessoas “de rua”, andarilhos, sem profissão conhecida, camelôs, prostitutas, biscates, pessoas simples, mas não menos importantes na construção da história de uma cidade.

                   As cidades não são apenas um amontoado de casas e prédios, mas, sobretudo são formadas e têm a cara dos seus habitantes, com suas vicissitudes, seu trabalho, suas realizações e seus desacertos. Com esse pensamento, resolvemos manter viva a história dos moradores do município, que no seu dia-a-dia contribuíram de alguma forma para sua edificação. Esperamos que este possa se constituir num marco, onde as gerações futuras se vejam e se identifiquem. Esperamos também que em eventuais subsequentes edições, vários outros nomes sejam acrescidos, e assim termos construído um registro perene de nossa gente e de nossa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário