terça-feira, 16 de abril de 2013


Leonardo Mota conta uma anedota engraçada sobre o impacto
Experimentado pelos nossos matutos em seu primeiro contato com
a Estrada de Ferro em artigo publicado sob o título "Do Sertão do
“Ceará”, datado de 1918 e apresentado pelo Almanaque do Ceará,
De 1919. Diz ele que quando o trem chegou ao Ipu, “as ladeiras da”.·.
Mina, que dão acesso à Ibiapaba, formigava de serranos curiosos.
De ver o trem. Também do sertão de Jaçanã acorreu gente tocada
daquela curiosidade." Dois agregados do major Liberato deixaram a
fazenda Bom Jesus e foram espiar "o bruto", indo esperá-lo na esta-
çao, duas horas antes do horário. Quando o trem chegou, apitando, e
os passageiros foram desembarcando, os dois sertanejos trocaram
entre “si en grac adissimo” diálogo, que foi ouvido com curiosidade pelo
Maquinista do trem. Este para se divertir à custa de sua ingenuidade,
deu de repente um forte puxão no cordão do apito do trem. Assusta-
dos pelo apito inesperado, pularam de banda os dois vaqueiros: um,
de barbicacho enfiado e o outro, empunhando o chapéu-de-couro
como arma de defesa. E logo um deles gritou: "Cumpade Reimundo,
vambora que o bicho tá nos estranhando!"
Verdadeira revolução trazia aos nossos sertões amue-lhe contato
com o progresso trazido por esse hörnern corpulento, tranquilo, de
gestos fleumáticos, e cujo "dorn de autoridade" o próprio Joäo Eri-
gido reconhecia.
Com vocação de pioneiro, foi ele também que encomendou na
Europa o primeiro automóvel que chegou ao Ceará, desembarcado
pelo porto de Camocim, em 1907. Era um "Picólo" de fabricação alemã,
custara 2 contos de réis e puxava 45 quilómetros por hora, podendo
também rodar sobre trilhos, à maneira de trólei. Foi ele, Igualmente,
o primeiro Presidente do Rotary Club no Brasil, tendo ocupado
esse cargo no Rio, de 1923 a 1924.

Nenhum comentário:

Postar um comentário