sábado, 13 de abril de 2013


Cel. Auton Aragão

Biografado por Francisco Melo

Coronel Auton Aragão, era filho do Coronel Felix José de Sousa Aragão e de D. Rosa Amélia de Sousa. Nasceu em Ipu no dia 16 de agosto de 1881, casando-se em primeiras núpcias com D. Adalgisa Corrêa Aragão, político de largo prestigio na cidade de Ipu.
Do rebento nasceram os filhos: o Médico Dr. Thomaz Corrêa Aragão e o Bacharel Dr. Felix Aragão que mais tarde tornou-se promotor de Justiça da Comarca de Ipu.
Casou-se em segundas núpcias com D. Maria Corrêa Aragão, não nasceram filhos deste enlace.
Coronel Auton Aragão, era ipuense nato, comerciante em Ipu e em Crateús, profundo conhecedor das Selvas Amazonenses, onde trabalhou vários anos. Político de reconhecido valor, sobretudo em Crateús onde residiu por algum tempo. Chegou a Assembléia do Estado do Ceará como Deputado. Como chefe político a sua ação se irradiava em toda Zona Norte do Estado. O seu período como Deputado foi de: 24 de maio de 1933 a 10 de novembro de 1937, quando perdeu o mandato em virtude do Golpe de Estado. Como Prefeito esteve à frente do governo de Crateús, por três vezes. Em 1902 e 1903 trabalhou na comissão de limites, do Brasil com o Peru, como oficial de ligação entre a turma comandada pelo Capitão Epaminondas Tebano Barreto, chefiado pelo grande Euclides da Cunha. Pesquisador inteligente e infatigável organizou a Geografia Regional, com dados colhidos in loco, possuindo cerca de 300 esboços cartográficos. No concurso de Monografia de aspectos municipais para o ano de 1942, promovido pelo Conselho Nacional de Geografia do Brasil, apresentou 04 excelentes trabalhos, e dentre 165 trabalhos apresentados nesse interessante certame, logrou ser aprovado e classificado em 4º lugar motivo porque foram todos premiados. Amigo das letras e conhecedor por excelência dos terrenos, estradas e riachos do nosso Município.
Foi sócio da firma Barbosa Aragão & Cia. Homem de grandes negócios, probo e criterioso, fez jus a uma homenagem que o Poder Municipal lhe outorgou dando-lhe o nome a uma Avenida no Bairro dos Canudos que antes se chamara Boulevard Dr. João Pessoa e hoje chamamos de Avenida Auton Aragão.
Uma outra via Pública na cidade de Crateús leva nome por merecidos méritos quando esteve à frente dos destinos daquela cidade.
Recebeu a patente de Coronel dado pela Guarda Nacional.
Ainda tem o seu nome imortalizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Auton Aragão localizado no Quadro da Igrejinha.
Fundou a firma Dias Aragão & Cia, em 1917, um Armazém de fazenda para venda em grosso. Comprava cera de carnaúba e de abelha, algodão, peles de animais, cereais, mamona, sola, café e etc.
Era revendedor dos produtos THE & RUBBERCO. Of. South América.
Pneus e Câmara de ar para automóveis e Caminhões.
Proprietário de uma fábrica de Beneficiamento de Algodão. Eram seus sócios: Auton Aragão, José Dias Martins, Leopoldina Dias Barbosa na ausência do marido Emídio Barbosa que falecera quando uma das paredes da firma Dias Aragão & Cia veio ao chão matando-o de imediato quando ficou soterrado sobre os escombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário