Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes.(Janeiro de 2012.
Idealizado pelo professor Sebastião
Valdemir Mourão, presidente da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
foram realizados no Ipu, com a participação de 50 escritores do Brasil e 281
presenças na Casa Osvaldo Araújo, ex-Rua da Goela, Ipu Ceará, o 1º Encontro
Cearense de Escritores.
Nesta empreitada foram parceiros: 1)
ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES – Logística, sede, organização,
realização, marketing, ajuda financeira, participantes; 2) Associação dos
Filhos e Amigos do Ipu (AFAI) – Divulgação e presença de afiliados; 3)
Mercantil SAN SEBASTIAN – Ajuda de pessoal e divulgação; 4) Abraço Literário 30
anos – participantes; 5) Associação Cearense de Escritores (ACE) –
Participantes; 6) Serviço Social do Comércio (SESC) – Pagamento da hospedagem,
ônibus e participantes; e 7) Escritório Imobiliário jpMourão –
Distribuição/doação de exemplares do IPU – DOS JORNAIS PARA O LIVRO.
Discursaram em agradecimentos e fazendo elogios ao evento e aos homenageados, as seguintes personalidades: Francisco de Assis Martins, João Martins de Souza Torres, Maria Graziela Vale Evangelista, Padre Raimundo Nonato Timbó, Paulo Ronalth Peres Melo, Sebastião Valdemir Mourão e Simão Martins de Souza Torres, entre outros.
Este 1º Encontro Cearense de Escritores realizado no Ipu, Ceará, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, teve o objetivo - e alcançou – de divulgar o autor no interior do país e discutir a situação editorial e distribucional de livros de nossos escritores.
Em uma solenidade deste encontro, Maurício Xerez, da Editora ABC, com sede em Fortaleza, Ceará, anunciou a doação de 500 livros para a Biblioteca Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Uma doação desta ninguém esquece, nem mesmo ele – Maurício.
Cidades presentes
Programação
A Diretoria Avançar da Academia
Ipuense de Letras, Ciências e Artes fez cumprir, no Ipu, tendo como sede a Casa
Osvaldo Araújo, após inaugurar a Galeria de Fotos dos Acadêmicos, o seguinte e
extenso programa social, cultural e literário:
Dia 13 (sexta-feira), credenciamento
e recebimento de material dos escritores inscritos; Lançamento da Revista
Acadêmica nº 2 (Poesias e Prosas para o Ipu – 171 anos, editada pela Academia
Ipuense de Letras, Ciências e Artes; posse do acadêmico Paulo Ronalth Peres
Melo, médico pediatra; abertura do 1º Encontro Cearense de Escritores, com a
participação dos escritores Francisco de Assis Martins (Chico Melo) e Natália
Maria Viana Soares Lopes; Entrega de placas e diplomas a acadêmicos que se
destacaram nos avanços da Diretoria Avançar – Abílio Lourenço Martins, Ana
Lucila Ayres Martins, João Martins de Souza Torres, João Pereira Mourão, José
Airton Pereira Soares e Maria das Graças Ayres Martins – e Troféu do Mérito
Cultural Delmiro Gouveia ao ipuense Simão Martins de Souza Torres, in vida, e
ao Dr José Evangelista de Oliveira, in memória; e Encerramento com coquetel em
homenagem à acadêmica aniversariante do mês, Klaudiana Viana Torres.
Sábado (14), aconteceram as palestras dos seguintes escritores: 1) O Papel da memória na ficção de Rachel de Queiroz, pela escritora e acadêmica Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa; 2) Patrocínio e Preconceito na edição de livros – O MENESTREL, pela escritora Marina Fernandes; 3) Bazar das Letras: Mariposas são feitas de cobre com a participação: de Francélio Figueredo e mediação de Carlos Vazconcelos; 4) Como editar e escrever um livro, por Assis Almeida, da Premius Editora; 5) Performance poética, pelo três em um – como diz o Paulo Rocha - Airton Soares (AS); 6) Revelando a Literatura Cearense, pela professora e escritora Ana Neo; 7) Recital poético, apresentado pelo Grupo Abraço Literário; e 8) Encerramento com seresta ao vivo, no Bar Canto no Bosque, e encontro dos ipuenses e amigos, no Quadro da Igrejinha.
Dia 15 (domingo), as palestras prosseguiram: 1) Com o conterrâneo Antônio Ramos Pontes, sobre Objetos Voadores Não Identificados em Ipu (OVNI); 2) Com o ipuense, escritor e próximo acadêmico correspondente no Recife (PE), Luiz Ivan Araújo Correia, sobre A Psicanálise e seus paradoxos; 3) Apresentação musical Gevan Siqueira; 4) Lançamento do livro Devaneios, Delírios e Desamores., do escritor Bernivaldo Carneiro, com apresentação de Silas Falcão; 5) Performance: Toadas, Aboios e Poesia, pelo poeta Chico Neto; 6) Lançamento do livro Cuide bem do seu jardim, do PAI – Poeta, Ator e Instrutor, Airton Soares, com a sua Mala de prosa e verso, e participação do poeta Lucarocas; 8) Um toque de viola, pelo cantor e compositor Cayman; e 9) Encerramento com agradecimentos e com a divulgação da cidade de Crateús como sede do 2º Encontro Cearense de Escritores.
Honoráveis da Academia
Na solenidade de sexta-feira (13), no Ipu, receberam o diploma de Honoráveis Bronze, Prata, Ouro e Brilhante da Academia Ipuense, por si mesmas ou por representantes, as seguintes pessoas físicas e jurídicas, por haverem feito doações para a recuperação, ainda que precária, da Casa Osvaldo Araújo, que, situada à Rua Coronel Pedro Aragão (ex-Rua da Goela), 1271, Centro, passou a ser a sede da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, instituição de utilidade pública do município serra-sertão.
Abílio Lourenço Martins, Assis Almeida, Cláudio César Magalhães Martins, Elisafran Carneiro Mororó, Família José Osvaldo de Araújo, Francisco de Assis Martins, Francisco Ivanir de Araújo Corrêa, Francisco Martins de Souza Torres, Henrique Augusto Pereira Pontes, João Martins de Souza Torres, João Pereira Mourão, José Júlio Martins Torres, Luiz Ivan de Araújo Correia, Manuel Evander Uchôa Lopes, Maria do Carmo A C Magalhães, Maria Graziela Vale Evangelista, Maria Luísa Mourão, Maria Vanda Torquato Scorsafava, Mercantil San Sebastian, Olívio Martins de Souza Torres, Pedro Fortuna, Raimundo Nonato Timbó de Paiva, Sebastião Valdemir Mourão, Simão Martins de Sousa Torres, Sônia Nogueira e Vagner Martins de Paiva.
Nova Diretoria
Nesta temporada do 1º Encontro Cearense de Escritores, no Ipu, Ceará, aconteceu também a eleição da nova Diretoria, que regerá os destinos da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, no biênio 2012-2013. A Diretoria “União e Trabalho”, eleita com 29 votos sim e zero voto não, está assim formada:
Presidente, Abílio Lourenço Martins; primeiro vice-presidente, João Martins de Souza Torres; segundo vice-presidente, Francisco de Assis Martins; secretário–geral, Manuel Evander Uchôa Lopes; secretária adjunta, Natália Maria Viana Soares Lopes; diretor de finanças, Cláudio César Magalhães Martins; diretora de finanças adjunta, Maria do Carmo C. Aragão Magalhães; diretor de patrimônio, Ricardo Martins Aragão; diretora de publicações e marketing, Maria de Lourdes Mozart Martins Moura; e diretora social, Maria das Graças Aires Martins.
O Conselho Fiscal está composto pelos acadêmicos Olívio Martins de Souza Torres, Francisca Ayla Oliveira Costa e pelo afaiense Francisco Paulo Rocha de Oliveira, representando a sociedade ipuense.
Paulo Rocha é a fé do cidadão ipuense e independente, jpMourão, de um porvir e dinâmico acadêmico da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Tomara que ele se candidate na próxima vaga a surgir: a Academia Ipuense precisa de mais homens arrojados e autônomos, para fomentarem a urgente glória do Ipu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário