sábado, 14 de dezembro de 2013


O Salto do Ipuçaba, também conhecido como Bica do Ipu, localizado no município cearense de Ipu, foi homenageado com a emissão de um selo pela Empresa de Correios e Telégrafos.

O lançamento ocorreu ontem, quinta-feira (12/12) com solenidades em Brasília e Ipu. Na cidade de Ipu no parque da Bica participaram do lançamento o Diretor Regional dos Correios, Haroldo Aragão; representando a presidente Dilma Rousseff o deputado federal José Airton (PT/CE); os deputados Eugênio Rabelo e representante do João Ananias (PCdoB), o filatelista e idealizador do projeto o ipuense Olívio Martins de Sousa Torres, o prefeito municipal de Ipu, Sérgio Rufino (PCdoB), presidente da Câmara, Zeca Rufino (PCdoB) e demais vereadores, o autor da foto Ricardo Aragão, o vice prefeito Carlos Eduardo, além de secretários municipais, representantes de associações e a população em geral.  


A Bica do Ipu é a principal atração do município e fica à 3km da sede da cidade, dentro de uma Área de Preservação Ambiental criada pelo governo federal, em 1999. As águas que formam a cachoeira têm origem no Riacho Ipuçaba. Possui queda d'água de 120 metros, a maior do Nordeste, e uma das mais altas do país. Essa era a cascata onde se banhava a índia Iracema, “a virgem dos lábios de mel”, personagem principal do romance de José de Alencar, traduzido para diversas línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário