sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Zona de Convergência do Atlântico sul imagens de satélite

Um sistema meteorológico denominado Zona de Convergência do Atlântico sul (ZCAS) está fornecendo umidade para o nordeste brasileiro. Desde o dia 13/12/2013, outro sistema meteorológico denominado Vórtice Ciclônico de Altos níveis, junto à umidade provinda das ZCAS, está favorecendo instabilidades sobre o estado do Ceara. 

Estes sistemas são comuns na primavera e verão. Os maiores valores registrados até às 7h da manhã na região 5 - Ibiapaba se deu em Nova Russas (145 mm), Graça (132 mm), Mucambo (108 mm) e em Ipu (105 mm). Em Pires Ferreira foi registrado (33 mm), Varjota (28 mm) e Guaraciaba (31 mm)

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma região com uma extensa faixa e bandas de nuvens formadas desde a Amazônia, Brasil Central e Sudeste até o Oceano Atlântico. Essas nuvens estão associadas com chuvas ora fortes, ora moderadas, ora intermitentes, que persistem por no mínimo quatro dias e podem causar grandes transtornos, tais como alagamentos, inundações, desabamentos e transbordamentos.

Climatologicamente, este sistema meteorológico da ZCAS é responsável pela grande quantidade de chuva de verão entre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste, partes da Norte e do Nordeste. A ausência desse sistema causa forte redução nas chuvas nessas regiões, prejuízo financeiro aos tomadores de decisão, com perdas na produção agrícola considerável, e alto risco de racionamento de água e de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário