No dia 19 de dezembro de 2013 será exibida uma peça teatral ao público. A apresentação fará parte do exercício de conclusão do módulo de Consciência Corporal intitulado “Corpo Ferreira Negro” tendo a frente a facilitadora Neiliane Felipe (formada pelo Curso Técnica de Dança Dragão do Mar/SESC). A apresentação será na Praça da Igreja Matriz de Pires Ferreira às 19h.
A Cia. Teatral Acontece em 2002 criou o Curso de Iniciação Teatral Acontece (CITA) na cidade de Fortaleza, com finas de atender a demanda por formação de atores teatrais. Em 2007 o curso recebeu convite de outras cidades do estado do Ceará. As primeiras cidades a receber a capacitação foram Baturité/CE, em parceira com a Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), e Pacajus/CE, tendo como parceiro o Movimento Teatral de Pacajus/CE. Em 2008 foi a vez da cidade de Horizonte/CE com a colaboração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-Horizonte), já em 2010 o curso foi realizado em Apuiarés/CE com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do Fundo Estadual de Cultura do Ceará (FEC). Nos seus 11 anos de existência, o CITA já formou 19 turmas de atores e sempre contou com parceiros para sua realização, em Fortaleza destaca-se o Theatro José de Alencar que cedeu espaço até 2012. O Projeto CITA AQUI, CITA ACOLÁ – Formando Multiplicadores Teatrais em Pires Ferreira visa à capacitação técnico-artística de 40 jovens de 15 a 29 no município de Pires Ferreira (Mesorregião Noroeste Cearense) através de um curso de iniciação teatral. O curso está estruturado em um ano de duração e os encontros estão se dando quinzenalmente desde novembro de 2013.
O curso em Pires Ferreira foi metodologicamente estruturado em oito módulos e divididos em dois momentos, no primeiro, está sendo feita a introdução aos fundamentos da arte teatral e no segundo, a montagem de um espetáculo. A estruturação do espetáculo partirá do resgate das raízes culturais latente nos jovens beneficiários da região envolvida.
Para atingir o objetivo o plano pedagógico foi concebido com os seguintes módulos: Introdução à Arte Teatral, História do Teatro, Consciência Corporal, Noções de Clown/Palhaço, Percussão Cênica, Teatro de Rua, Interpretação Teatral e Métodos Interpretativos e Montagem de Espetáculo com orientação vocal para atores.
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) através do Fundo Estadual de Cultura (FEC) em 2012 e conta ainda com o apoio de infraestrutura e logística da Prefeitura Municipal de Pires Ferreira através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude.
O projeto pretende garantir a população de Pires Ferreira/CE e municípios adjacentes acessibilidade à linguagem teatral através dos exercícios práticos abertos ao público e a circulação do espetáculo de conclusão do curso. O espetáculo de conclusão será apresentado nas cidades Pires Ferreira, Varjota, Santa Quitéria, Hidrolândia e Fortaleza.
Corpo Ferreira Negro, sinopse: “Corpos que refletem a pluralidade dos gestos e movimentos inacabados, desenham traços desmaterializados no tempo e espaço revelando sutilmente um labirinto de martírios e conflitos de populações negras trazidas a Maitá.”
Equipe responsável pelo projeto:
Almeida Jr. - Coordenador geral e Pedagógico;
Felício da Silva - Produtor, figurinista e cenógrafo;
Anderson Mendes- Secretaria
Stephanie Lima - Coordenadora de Cultura no Município de Pires Ferreira.
Informações: Felipe dos Santos / Governo Municipal de Pires Ferreira (CE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário