Foto da Bica registrada na manhã de hoje, pelo servidor público Ricardo Boris (Autor da foto do selo Salto do Ipuçaba) |
Choveu em 43 municípios do Ceará nos últimos dois dias. As chuvas, concentradas nas regiões dos Inhamuns, Cariri e Jaguaribana, elevaram a média dos índices pluviométricos do Estado neste mês para 32,5 milímetros. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o número representa um aumento de 24,1% em relação à média histórica de dezembro, que é 26,2 milímetros.
Foto Adrijane Santos (Facebook) |
Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, as chuvas são consequência de dois fenômenos atmosféricos típicos da pré-estação (meses de dezembro e janeiro), período que antecede a quadra chuvosa (fevereiro a maio): o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “É comum nessa época do ano, os dois sistemas atmosféricos atuarem principalmente na região Centro-sul do Estado. Tais chuvas eram esperadas e podem se estender ainda até o final da semana”, afirma a meteorologista.
Bica do Ipu
As chuvas de ontem a noite em noite em Ipu de 105 mm (Fuceme) e as da manhã dessa sexta-feira (20/12) já mudaram a paisagem do Cartão Postal da Bica do Ipu, reconhecido agora internacionalmente pelo selo "Salto do Ipuçaba". As imagens da cachoeira que forma o famoso 'véu de noiva" encheu os ipuenses de orgulho e é o o assunto mais comentado no dia de hoje nas redes sociais.
* Com informações jornal o O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário