quinta-feira, 5 de dezembro de 2013


Educação: CEARÁ FICA ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL NA AVALIAÇÃO DO PISA

O Ceará obteve pontuação abaixo da média nacional em matemática, leitura e ciências. É o que mostra a Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), referente a 2012, divulgado ontem. No ranking brasileiro, o Estado atingiu 378 pontos em matemática (16º colocado), 397 em leitura (14º) e 386 em ciências (17º). A média nacional por área de conhecimento foi de 391, 410 e 405, respectivamente.
O estado mais bem colocado em matemática foi o Distrito Federal, com 416 pontos. O Rio Grande do Sul obteve 433 pontos, a melhor avaliação em leitura no país. Em ciências, o Espírito Santo liderou, 428 pontos. Alagoas ficou em último lugar em todas as áreas.

A prova é aplicada a cada três anos para alunos de 15 anos dos 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerados de primeiro mundo, e outros países convidados, como o Brasil, que participa desde 2000. As áreas do conhecimento avaliadas são Matemática, Ciência e Leitura. A cada edição do exame, uma área é enfatizada. Nesse último, Matemática foi o foco.

No País, em 2012, quase 20 mil alunos fizeram a prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A novidade no País foi a aplicação de testes em meio eletrônico a uma sub-amostra de cerca de 4.000 alunos. Por causa do desempenho abaixo do ideal, o País continua ocupando um dos últimos lugares na lista de países: entre os 65 avaliados, o Brasil ocupa a 58ª posição.
Fonte: DN/Adaptação de texto: Kleber Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário