terça-feira, 1 de julho de 2014

C O R R U P Ç Ã O
Naquela semana tivemos tema livre e cada um escreveria sobre o que quisessem. Eu disse que escreveria sobre corrupção. Todos concordaram em me acompanhar com o tema. Confesso que me arrependi da escolha, é um assunto muito pesado, quis mudar, não deu. Encarei.
Tudo bem! A corrupção é um cancro na sociedade; ela corróe, adoece e mata. Ela está presente em todos os setores da sociedade. Os corruptos, tanto ativos como passivos são minoria. A maioria da sociedade é formada de homens e mulheres de bem. No entanto, essa pequena parcela de grande desvio de conduta, é suficiente para fazer o maior estrago em qualquer setor da sociedade. E não pense que você está imune; ninguém se livra dessa praga. Mesmo nas pequenas coisas que você adquire ela está presente. Quando você compra uma calcinha, um sutiã, ou uma cueca, em sua maioria está incluído no preço: 10,15 ou 20% que o fabricante corrupto deu ao comprador também corrupto para que aquele negócio se realizasse; e essa diferença quem paga é você.
Quando o guarda recebe propina; para deixar passar o carro que está com a documentação irregular, a carga que passa sem notas ficais na barreira; o menor dano é o dinheiro que ele leva do corruptor. O mais grave é o dinheiro dos impostos que não foram recolhidos e da regularização do carro que não entraram para o estado e que iriam custear escolas, estradas e faculdades como essa.
Eu não quero nem falar da Georgina e sua quadrilha, incluindo até juiz na grande fraude do INSS na Baixada Fluminense, ou do propinoduto que levaram milhões dos cofres da nação.
Enquanto isso, um cidadão de bem que eu conheço, com toda documentação exigível, inclusive idade para aposentar-se e foi negada pelo INSS, talvez apenas por não querer corromper alguém; teve que bater na porta da justiça por quase cinco anos para fazê-los reconhecer seus direitos.
E por falar em justiça, ficamos assustados e inseguros quando vemos juízes presos, desembargador suspenso de suas funções por suspeita de venda de sentenças, policiais presos por corrupção. Sabemos que eles são minoria. Porém como vamos saber se estamos nas mãos desses.
Isso é, prática antiga. Já no governo de Getúlio Vargas, tinha uma marchinha de carnaval que dizia: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil.” Ter notícias de prefeito, homem público, pessoa que tem gerencia á nosso dinheiro, com milhões de dólares em paraíso fiscal, nos assusta.
A corrupção é como a erva-dadinha que na minha terra é chamada de enxerco; que sendo transportadas suas sementes pelos pássaros, nascem nos galhos de quase todas as árvores, fazendo delas suas hospedeiras, passam a sugar-lhe suas seivas e se não forem exterminadas levam a hospedeira á morte. Porém, existem árvores que não se prestam o papel de hospedeiras nem que a vaca tussa. Outras são boas hospedeiras: a mangueira a laranjeira e outras.
A corrupção também é assim, ataca a todos e todos os setores da sociedade. Entretanto, há lugares que não são bons hospedeiros, e aí ela não se dá bem. Em compensação, existem terrenos férteis, parece que foram feitos para ela, e sendo assim ela se sente em casa, as repartições públicas é um exemplo: funcionários ganhando mal, se tiverem má índole, é terrena fértil. Todavia é na política onde ela deita e rola. Aliás, esse ano tem eleições, não devemos esquecer esse detalhe na hora de votar.
Dizem que, a ocasião faz o ladrão. Eu digo que não. A ocasião faz o roubo. O ladrão já existia.
Poderia dar vários exemplos concretos de corrupção, com nomes, prenomes e sobrenomes. Porém, resumo com o seguinte pensamento: - se acabássemos com a corrupção, resolveríamos todos os problemas do Brasil: financeiro, segurança, drogas, saúde, merenda escolar e dá própria educação, pois corrupção é falta de educação. Resolveríamos tudo, sei que é utopia. No entanto, tenho o direito de sonhar.
Do livro: “Fragmentos de Uma Oficina Acadêmica”
De Amadeu Lucinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário