segunda-feira, 7 de julho de 2014

M Í D I A –
VENDO E REVENDO O MUNDO ATRAVÉS DA MÍDIA
Fui convidado á escrever um texto sobre mídia e que eu deveria lê-lo na festa de abertura do ano letivo da faculdade de jornalismo da UERJ. Foi-me dado apenas o título: “vendo e revendo o mundo através da mídia.” Perguntei o que deveria escrever. Responderam. O título é este, o escritor é você, escreva como você ver a mídia.
Com a modéstia que me é peculiar, escrevi o seguinte:
O que é mídia? A mídia é uma venda prévia. Mídia é apresentação de alguma coisa, ou de algumas idéias, de algo que desejamos mostrar para o mundo. Isto é, queremos vendê-las.
Quando um político lança sua candidatura á algum cargo eletivo, enche as ruas e estradas de autdoor, contrata rádio e televisão para divulgarem suas idéias. Isto é mídia. No entanto o que ele está fazendo, ou tentando fazer é vender sua imagem e suas idéias.
Porém, a mídia é acima de tudo, comunicação. E como dizia nosso velho guerreiro, - O Chacrinha, - quem não se comunica se trumbica; portanto vamos nos comunicar.
Todavia, devemos ter cuidado com o que nos passa a mídia. Ela tem um poder muito grande e em sua maioria nos influência. E isso, não é nada bom. Nós devemos ser informados. Contudo! Influenciados nunca. Uma propaganda enganosa, uma mídia mal intencionada pode atrapalhar nossa vida.
Quando eu falei que, a mídia tem um poder muito grande, é que, as informações que recebemos através dela, não chegam apenas aos nossos tímpanos, elas vão até o nosso cérebro e influenciam nossa mente, ás vezes conseguindo até a destorcer nossas atitudes.
Nos anos sessenta, quando os televisores ainda era privilégio de poucos, foi veiculada através da televisão, a propaganda de certo magazin chamado: DUCAL, essa propaganda exibia uma mensagem com o nome da empresa e em um zoom repetitivo que entrava e sumia do vídeo com grande velocidade, o refrão era: “Ducal, Ducal, Ducal...” Abria e fechava a imagem, começando em todo o vídeo e terminando no centro do mesmo. Ficou provado que a mesma fazia uma lavagem cerebral, induzia a compra por impulso. Então o CREMERJ ou a OMS, obrigaram que a mesma saísse do ar.
Uma propaganda enganosa, uma mídia falsa pode trazer conseqüências graves e irreparáveis. Foi isso que aconteceu no governo Bush, em relação ao Iraque. Divulgou-o na mídia que o Iraque tinha armas de destruição em massa e que nunca foram encontradas. Em conseqüências, milhares de vidas foram e ainda estão sendo ceifadas. Porém, quero deixar bem claro que não sou a favor de nem um ditador nem de ditaduras. No entanto havia muitos outros canais até mesmo para chegarem á guerra se isso fosse inevitável, porém nunca pela a mentira.
Na minha terra: O Ceará, a mídia é muito criativa e inteligente, mas, acima de tudo muito divertida.
Vou citar como funcionava a mídia naquele estado nos anos cinqüenta do século passado, relatando algumas propagandas rodadas por lá naquela época.
Veiculou por quase um ano em todos os jornais e estações de rádio da capital cearense uma propaganda que ninguém entendia. Ela dizia apenas: “Gelomatic, o que será?” Somente quando foi lançado o produto foi que ficamos sabendo o que era. Tratava-se de uma geladeira com essa marca.
Também, naquela época estavam começando se aposentarem os velhos fogareiros á carvão vegetal, eles começavam timidamente a dar lugar á grande novidade da época o fogão a gás butano. Instalou-se na capital cearense a grande distribuidora do produto. “Ceará Gás Butano” hoje, Nacional Gás Butano. O importante era a propaganda da mesma, dizia apenas: “Pergunte a quem tem um”, isso nos jornais e no rádio, apenas nos autdoor havia a imagem de um fogão e em seguida: “pergunte a quem tem um.”
Porém, a mais engraçada de todas, era a propaganda da Loteria do Estado. Dizia: “incista, persista, e não desista, seu dia chegará. Essa próxima sexta-feira poderá ser sua sexta-feira. Não seja como Zé Farol! Compre um bilhetinho da Loteria Estadual do Ceará, para ser rico de verdade.
Loteria estadual do Ceará, a sorte do Ceará para o cearense de sorte.
Esse trabalho eu fiz na abertura do ano letivo como já mencionei. No fim do semestre, no encerramento daquele período fui convidado á fazer outro texto pra fechar o tema que havia aberto.
O que é mídia? Assim começava o texto que escrevi e li na abertura. Falei tantas coisas tentando responder a pergunta que eu mesmo havia feito. Dei exemplos dizendo como ela atuava há meio século e como ela chegava até nós lá pelos estados unidos do Ceará. (minha terra) Porém, dentre as coisas que falei, uma foi destaque. “Mídia é comunicação.” Quem não anuncia se esconde.
Comunicação! Comunicar-se com seu semelhante foi uma imposição da natureza para garantir a sobrevivência de cada espécie. Todos os seres do reino animal se comunicam entre - si. Os mamíferos, as aves, os réptis, os peixes, todos se comunica com a prole. As baleias, os eqüinos, asininos, suínos; todos. As aves. Ah! Como é lindo ver as aves se comunicando. No entanto, todos esses animais se comunicam ainda de forma primitiva, da mesma forma como faziam no começo do mundo. Não evoluíram nesse sentido. Outra coisa, eles também se comunicam apenas com a mesma espécie e também é limitado seu horizonte de comunicar-se, geralmente informam quando há perigo, quando sentem dor, quando tem fome e principalmente quando querem se acasalar. Nada alem disso.
O homem por possuir o mais importante dos sentidos: o raciocínio; evoluiu muito em termo de comunicação. Á essa evolução deu-se o nome de mídia. E foi através da mídia que o homem descobriu que seus poderes não têm limites.
As primeiras notícias que temos da mídia como um apelo comercial, vêm do tempo dos fenícios que com suas caravanas cruzavam os desertos: norte sul e leste com suas iguarias unindo os povos, introduzindo costumes por eles ignorados. Esses nômades, andarilhos, se encontravam nos almanaques, eram pontos de encontro deles. Quase sempre num Oásis. Ali se encontrava as caravanas; trocavam informações entre – si, informavam quais as mercadorias estavam em falta no oriente ou no ocidente e em conseqüência teriam melhor preço, muitas vezes alteravam ali mesmo no almanaque, seus itinerários.
O homem moderno não precisa mais do almanaque, embora para não se esquecer de quanto ele foi importante e também, de onde tudo começou; deu seu nome á um folhetim de reclames de remédios de laboratórios farmacêuticos e que também traz informações ao homem do campo: previsão do tempo, fases da lua, horóscopos etc.etc.
A mídia tem uma força muito grande. E em conseqüência disso, nossa mente deve ser um filtro em relação á ela. Devemos filtrar as informações recebidas da imprensa: escrita, falada ou televisada. Se não tomarmos esses cuidados, poderemos ser influenciados á fazer o que não queríamos.
Entretanto, a mídia é necessária, pois é ela que nos informa. É através dela que recebemos as informações.
DUCAL—Duas calças – comprava-se um terno e levavam-se duas calças.
CREMERJ. – Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.
OMS - Organização Mundial de Saúde.
Do livro: “Fragmentos de Uma Oficina Acadêmica”
De Amadeu Lucinda.

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