segunda-feira, 28 de julho de 2014

Você está em: Home CIDADE Família Corrêa inaugura busto do Cel. José Lourenço de Araújo em sua antiga residência

A família do médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa inaugurou na residência centenária da família Corrêa em Ipu um busto do Cel. José Lourenço de Araújo, avó do médico que veio morar em Ipu, nos primórdios do século XX, e foi considerado na época como o maior comerciante atacadista da região sendo eleito deputado por várias vezes.
  
Familiares, parentes e amigos como também diretoras e ex-professoras da extinta Escola que levava o nome do homenageado compareceram ao evento que ocorreu na Residência de nº 411 da Rua Dr. Chagas Pinto que existe o local há 104 anos e pertenceu ao homenageado e onde morou o patriarca da família.


O médico Dr. Thomaz visivelmente emocionado iniciou as homenagens narrando para um público que sentados a sombra a árvore ouviam as histórias de sua vida vivida pelo pai Edgar Corrêa de Castro e Sá e sua mãe Thereza Odete de Araújo Corrêa. Familiares do José Lourenço vieram de Pernambuco (Garanhuns e Recife) e do Piauí, como também da cidade de Sobral dentre outros locais.

O busco

O filho do médico e bisneto do  homenageado o também médico e ex-vice prefeito Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa disse que até chegar a inauguração de hoje do busto houve uma luta e uma conquista. Pois segundo ele o monumento que existia na antiga escola e teria sido retirado e estava guardado em uma sala e sua doação a família se deu na época que o médico teria assumido a prefeitura por alguns meses no ano de 2012.

"Quando houve a mudança do Colégio de Estadual para Municipal, passou a ser sede da Escola Valdemira Coelho. Então o busto foi retirado e tivemos a notícia que estava jogada em um cantinho por lá. Então Dr. Thomaz tentou reaver formalmente e por três vezes oficializou um pedido, porém sem sucesso. Foi então que coincidiu  que assumi a prefeitura e oficializei a doação para a família" disse Dr. Luiz.

Indignação

O médico disse ainda que a família tem um sentimento de mágoa e indignação pela retirada do nome da Escola Estadual que foi fundada em 1972 na qual foi responsável pela formação de vários ipuenses. Dr. Luiz disse que a família foi surpreendida pela forma e como o nome da instituição acabou deixando de existir. "Quando você menos espera é retirado o nome do Cel. José Lourenço que estava lá por merecimento, porque realmente foi uma pessoa de destaque à época e de repente muda um nome, nada contra a pessoa que foi mudada o nome a dona Valdemira merece muito mais. Da mesma  forma que foi feita com a Escola Monsenhor Gonçalo que mudou para Mundo Encantado." desabafa o médico.
Antigas diretoras e professoras da Escola José Lourenço extinta pelo governo do estado
Ex-professores e ex-diretores que passaram que escola se disseram solidária a indignação da família que somente agora estão demonstrando publicamente estarem desgostosas com a mudança do nome do Prédio que mudou de instituição do estado para o município. "Compareceram hoje aqui nesse evento desde a primeira diretora e as demais todas cultuando não só o nome mais também a Escola que representou muito para o município" disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário