quinta-feira, 10 de julho de 2014

O PODER DE LIDERANÇA.

O poder de liderança, você não cria, você não o constrói.
A liderança é de sua própria natureza. Líder nasceu para isso; ele ou ela nasceu para isso, nasceu para liderar. Isso não é um privilégio do ser humano, todos os animais tem seu líder, até mesmo as feras. Nem sempre esses líderes usam isso, em benefício próprio.
Eu sempre tive um certo poder de liderança.
Em criança e naquelas escolas da roça, sempre fui um líder. Quando  adolescente fui o primeiro a ter uma bicicleta e, um dos poucos. Já adulto tive o melhor emprego do lugar. Liderava os rapazes daquele lugar e era um dos poucos que era convidado á participar de bailes de 1ª classe, lugares vizinhos: Carnaubal, Inhuçu, Guaraciaba e até o único do lugar a dançar num baile de 1ª classe em Reriutaba.
Eu  falo, 1ª e 2ª classe, porque naquela sociedade arcaica da época ainda estava muito presente o tempo da escravidão que havia sido execrado muito recente; tudo ali tinha 1ª e 2ª; até mesmo nos vagões dos trens de passageiros, havia vagões de 1ª e 2ª classe. Quase sempre esses personagens eram classificadas pela cor da pele. Para terem uma ideia, até mesmo uma pele de bode que o criador ia vendê-la, antes de receber o valor teria que ser classificadas: 1ª ou 2ª, essa última só valia a metade.
Eu, apesar de pobre, era branco, portanto era de 1ª. Desculpe a brincadeira. Até seria cômico, se não fosse trágico.
Na escola me destacava pela inteligência a facilidade de aprender, desculpe a imodéstia, aí me  tornava um líder.
Aqui no Rio, nos cursos supletivos que participei, sempre ficava entre os três melhores alunos e não raro tirava o primeiro lugar.  Recebi por isso, medalhas de honra ao mérito, ganhei visitas a museus e teatros; ganhei até o direito de ir ao Teatro João Caetano na companhia da diretora do colégio assistir a uma peça.
Nos empregos sempre exerci certa liderança chegando muitas vezes a ser causas de inveja dos colegas. Essas lida ranças me deixaram mal acostumado, quando elas me faltam sinto falta,

                                  Amadeu Lucinda10/07/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário