sexta-feira, 10 de janeiro de 2014


Durante todo o dia da última quarta-feira (08/01) o Hemoce Regional de Sobral realizou em Ipu a sua coleta da Campanha Anual de Doação de Sangue na região norte do Estado do Ceará. 


A coleta aconteceu na Unidade Básica de Saúde Vereador José Alves Araújo no bairro da Mina. Foi grande o números de doadores que se fizeram presentes no PSF participando ativamente da campanha. O dia “D” da Campanha do Hemoce em Ipu teve todo o empenho do Prefeito Carlos Sérgio Rufino Moreira através da Secretaria de Saúde do Município, Secretário Antônio Gleidson Martins e sua equipe de trabalho.

Para ser doador de sangue foi preciso: Estar bem de saúde; Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; Ter entre 16 e 67 anos; Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal; Ter mais de 50kg e estar bem alimentado.

Segundo a coordenadora do Centro Técnico de Sobral, Rossana Mont’alverne Parente, a partir do 14 de outubro, o Hemocentro de Sobral adotará o padrão de etiquetagem ISBT 128. Criado pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISTB, sigla em inglês), consiste em um padrão global e exclusivo de codificação. Uniformizando as informações de produção do sangue, o novo modelo de etiqueta contém dados como: país, data de validade e local onde o material foi coletado. 

O Hemoce deverá retornar ao município de Ipu em abril deste ano para realizar a 2ª visita de coleta de sangue, já que, é um ano de Copa do Mundo e a Secretária de Saúde do Estado precisa está preparada.


Informações e Fonte: Governo Municipal de Ipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário