IPUPOLÂNDIA: TERRA
DE VAMPIROS - I
Por: Emanuel Sousa – o poeta do absurdo
Ipupolândia orgulha-se de sua suposta “cultura
letrada”, de sua Academia de Artes e Letras, de seus artistas e intelectuais
que discutem de tudo, sem nada de novo dizer (são papagaios repetidores).
Orgulha-se também de sua política dominada por vampiros, jumentos, cachorros e
cavalos aproveitadores e inescrupulosos. E é justamente na política que
Ipupolândia se sobressai mais: há vampiros analfabetos e parasitas da máquina
pública ocupando todos os cargos e funções municipais; da prefeitura ao
legislativo; do legislativo ao magistério; do magistério à saúde; da saúde à
cultura; da cultura ao executivo, todos os postos de poder da cidadezinha
vampirizada estão ocupados, desde que o mundo é mundo, por homens e mulheres
vampiros com almas de animais e de insetos invertebrados e rastejantes.
Já a população da cidade é um caso a parte: desde
que fora lançada a “Maldição da jumentice aguda” e do “vampirismo crônico”,
Ipupolândia dorme o sono profundo dos povos indolentes e idiotas, sendo sugada
por sua classe política parasita e pelos homens de poder e prestígio do lugar
(comerciantes e empresários igualmente parasitas). A cidade, tendo suas tetas
desejadas pela boca sedenta da multidão de vampiros, igualmente parasitas, que
a habita, vive uma crise de poder, pois não há ninguém confiável que possa
preservar as benesses do lugar, sem também sugar-lhe as tetas magras.
Na cidade, todos vivem eternamente com sono; todos
têm sono para estudar, para trabalhar, para pensar, para ler, para falar etc.,
como se estivessem eternamente saindo de uma noitada mal dormida, numa farra
sem fim, ou sofrendo de uma doença mental agravada por uma verminose aguda. Os
alunos não querem estudar, os funcionários públicos não querem trabalhar, os
médicos não querem clinicar, os políticos não querem administrar, ou por que já
estão fartos do sangue que já fora sugado da máquina prefeitural e das demais
instituições públicas, ou por que estão famintos e anêmicos por consequência da
abstinência prolongada pela falta do precioso líquido prefeitural em suas
bocas.
Desde que o mundo é mundo, Ipupolândia vegeta ao
sol, como um cemitério de vivos, cheia de soberba por se achar importante, pois
é “terra culta e letrada”, mas governada por vampiros analfabetos. E para
qualquer viajante que a vê numa manhã de feira, um mistério insondável ronda a
cidadezinha paupérrima e atarracada: de onde vêm as frutas, as mercadorias e o
dinheiro que movimenta a economia deste vespeiro humano chamado Ipupolândia? De
onde vêm a riqueza e a gordura dos homens que ocupam os maiores e melhores
cargos da cidade? De onde vem o fausto e o poder das famílias tradicionais do
lugar? A maioria das pessoas parece sonâmbula aos olhos do visitante casual, e
vive na vida como se vivesse na morte: dormindo ou acordados só pela metade, a
perambular pelas ruas tortas como mortos-vivos, ou como zumbis cambaleantes.
Ali todos são vampiros e estão sedentos e adormecidos, com suas almas de
animais e de insetos rastejantes, eles vegetam nas ruas, como se dormissem, ou
se estivessem mortos. Dizem que o sono fora oportunizado pelo feitiço de uma
malta de magos poderosos: os prefeitos em suas eleições sucessivas,
especialistas em mentira, embromação, suborno e todo tipo de patifaria
fortuita. Mas isso não é verdade, pois a letargia tem sua origem na
escassez de sangue prefeitural, ou na anemia de recursos daí decorrentes. A
anemia fora a argamassa que soergueu a cidadela, que modelou seu esqueleto, sua
dinâmica, sua alma. E é pela e para a anemia que a economia da cidade vive, e
morre.
O viajante fica chocado ao saber que além de serem
vampiros e de estarem com um sono sem fim, muitos homens na cidadezinha (a
maioria do povo e das autoridades legalmente constituídas) têm a alma de
animais irracionais: os vereadores têm alma de porco, ou de burro, ou cavalo.
Mas há ainda os vereadores que têm alma de raposa, cachorro ou de jumento. Já a
grande maioria dos prefeitos – de ontem e de hoje – têm uma alma híbrida, um
misto de alma pavão, cachorro e urubu. Fora o caso do vampiro Zé-Propina, do
Vampiro Torres-faudal, e do Vampiro “Sálvio Passagem-Molhada”. Todos eles
especialistas em manipulação de erários, em cooptação de adversários, em
intimidação de rivais pela força avassaladora da propina e do dinheiro sujo.
As pessoas do povo têm almas de cachorro vira-lata,
de rato, barata ou mesmo de outras espécies de animais venenosos e peçonhentos,
como morcegos, urubus, cobras, lacraias e cupins. Estas pessoas, assim como os
vampiros do topo da pirâmide, devoram tudo o que podem do erário e são
insaciáveis, comendo de tudo, desde cimento, telhas, dentaduras, tijolos e
ferragens em geral. Estes vampiros pobres e sedentos recebem dos
vampiros-mores, os prefeitos e seus lacaios sem entranhas (também chamados de
vereadores-sanguessugas ou homens-morcegos) as propinas por seus votos nas
épocas festivas das eleições (e é graças a estas propinas que as dinastias de
vampiros ilustrados se revezam no poder, sugando, com suas clientelas, como
carrapatos num boi, a mesma máquina prefeitural anêmica). Em geral os homens do
povo são estúpidos e idiotas e só vivem para saciar suas taras mais
elementares, como sexo, bebidas, jogos e os vícios da gula, reelegendo sempre
outro vampiro das mesmas dinastias, ao posto de prefeito-vampiro-mor.
Já a elite pensante da cidade – os homens que
escrevem, que comercializam ou que administram – têm alma de pavão, raposa,
carrapato, morcego ou serpente. São reptilianos estéreis e vazios, como múmias
ressequidas ou como zumbis sedentos, se agarram a seus postos e cargos e são
capazes de trair a própria mãe para preservarem o poder e o prestígio. Gostam
muito de andar em carrões e em motocicletas potentes, como Hilux, Chevrolet,
Savero e outras marcas importantes e importadas. Estúpidos, mas luxuosos, isso
lhes faz se sentir importantes, como se fossem uma classe de homens superiores
aos estúpidos da base da pirâmide. Dizem as más línguas – as línguas daqueles
poucos que estão acordados – que a elite da cidade, assim como sua classe
média, é formada por uma malta de mortos-vivos que vivem a sugar as verbas e as
benesses públicas, e que vivem e morrem agarrados ao couro da máquina pública,
como carrapatos num boi. Que sem essas verbas estas elites e essa classe média
deixariam de existir, ou regrediriam à condição de vampiros-pedintes, da base da
pirâmide social. Suas riquezas e seus poderes nasceram justamente da capacidade
de administrarem as migalhas públicas que vêm para a boca sedenta de sua
paupérrima população. Há homens que os denunciam como vampiros, sanguessugas,
morcegos e cupins. Mas ninguém lhes dá ouvidos, e eles continuam a fazer o que
sempre fizeram: os vampiros ricos e privilegiados (os que mamam na prefeitura),
e os vampiros pobres e/ou desprivilegiados (os que por ora não estão mamando),
numa dança frenética sem fim, ora esperando a sua vez para mamar, ou esmurrando
a boca de um mamador contumaz, ou ora lutando desesperadamente para garantir
que a teta da máquina esteja bem firme em sua garganta, lutam desesperadamente
entre si, como cães selvagens sobre a carcaça exangue da máquina prefeitural
falida na vã esperança de multiplicar suas fortunas, ou de alimentar
condignamente suas clientelas.
A população é sonâmbula graças à abstinência, e
sonha com o dia em que poderá também ela sugar o sangue precioso de sua anêmica
máquina prefeitural. Sim, meus amigos, em Ipupolândia, a população também é
formada por vampiros (ou será por carrapatos?), e sonha com o dia em que também
poderá ela cravar suas presas magras na carne macia da máquina pública falida:
“- Uma nomeaçãozinha na saúde, ou na educação, seu prefeito, pelo amor de
Deus!” E assim levam uma vida de pedintes, mesmo os habitantes mais esnobes e
faustos, ora dormindo, ora acordando, ora mamando, ora jejuando...
Numa cidade formada por vampiros famintos poderia
ser diferente?

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