sábado, 25 de janeiro de 2014


O escritório local da Ematerce reuniu na manhã desta sexta-feira (24/01) na Quadra da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão cerca de 500 agricultores e produtores rurais das cidades de Ipu e Pires Ferreira o assunto principal do encontro foi o momento de estiagem que vive os municípios.


O encontro contou com as participações do novo gerente da Ematerce de Ipu Francisco das Chagas Peres Martins (Chagas Peres); do deputado estadual Sérgio Aguiar (Pros); dos vereadores Efigênia Mororó, Carlos Amarante, Adriano Melo e Hilton Belém; do vice prefeito de Pires Ferreira Lanusse Torres; dos representantes dos Bancos Brasil e Nordeste, Albino Aragão e  Lucinaldo; do gerente da Agência do INSS, Eduardo Aragão; presidentes dos Sindicatos de Ipu e Pires Ferreira; empresário da Água Mineral Acácia, Dr. Luiz Pessoa Aragão; além dos ex-prefeitos Antônia Bezerra Carlos e Henrique Sávio Pereira Pontes e demais técnicos e funcionários da Ematerce.

Para o gerente da agência o encontro superou todas as expectativas esperadas. "Um público aqui considerável esteve presente aqui nesse encontro, e o mais importante é que você nota é que quem veio está interessado em ouvir quem está falando, é sinal que a nossa mensagem é uma mensagem de alcance social e de interesse da sociedade rural, agrícola e Ipu e Pires Ferreira. 

Peres disse ainda que com a experiencia de mais de 30 anos de serviços público não existe um município forte sem uma agricultura forte. "A Agricultura é quem alavanca tudo. Embora que os gestores, em especial do Nordeste, não tenham atentado para isso." disse o gerente da Ematerce afirmando ainda que o Ipu tem um potencial muito grande em Fruticultura e que esse potencial é o mínimo possível aproveitado. "Nós temos que lutar por tecnologias para os pequenos produtores, tecnologias baratas mais eficazes. Para que eles se eduquem, capacitem. Para que passem absorver as mensagens que as empresas de assistência técnica enviam a eles" disse

Banco do Brasil e Banco do Nordeste, presentes no encontro

Os representantes das agências bancárias foram trazer para os agricultores presentes no encontro informações sobre o Programa Habitacional Rural - Minha Casa, Minha Vida Rural programa federal com facilidades enormes para que o homem do campo tenha uma casa digna. Segundo o representante do Banco do Brasil para cada agricultor é disponibilizado mais de R$ 28 mil para pagar em torno de R$ 1,2 em quatro anos. "É uma oportunidade que o governo está dando, aproveitem porque não se pode deixa o cavalo passar selado" brinca o gerente do órgão.

Chagas Peres lamentou a ausência do gestor municipal de Ipu no encontro de uma classe tão desprestigiadas pelos poderes públicos. "Muitas coisas que minha cabeça pensou hoje está acontecendo. Na época me chamavam até de comunista. Eu vou pedir a Deus que eu consiga ver aqui no Ipu uma Fruticultura de exportação, um agronegócio. Eu quero ver aqui uma hortalícia sem muitos venenos, porque o veneno até certo ponto na produtividade é necessário, então eu tenho muita fé em Deus que eu vou ver no Ipu, Deus mandando água e o produtor rural trabalhando com eficácia tecnologia e com isso fortalecando a economia e poder social econômico das comunidades rurais."  ressalta Peres.

O deputado estadual Sérgio Aguiar disse em seu discurso que para a Agricultura, o homem e a mulher do campo sobreviver no estado do Ceará é preciso ter a conjugação de três esforços: Força e capacidade para trabalhar; Ter uma assistência técnica e por fim mostrar onde está o crédito para o financiamento da produção. Sérgio ressaltou ainda que nesse encontro promovido pela Ematerce de Ipu é possível se ver conjugado essas três ações. "Podemos ver hoje aqui a Ematerce procurando dar o conhecimento aqueles que fazem a agricultura para terem essa oportunidade de saber o que é oferecido pelo poder público para ajudar o acompanhamento da assistência técnica ao estado e aos município e com isso procurar fortalecer essas atuações". O deputado lamenta a estiagem, a pior dos últimos dois anos, que castiga o homem do campo e que os estudo recente apontam para mais seca para esse ano. "Embora fique abaixo da média a perspectiva, más vai fazer água sim, não quer dizer que é falta de chuva não. Vai haver inverno embora não seja com a intensidade que nós queremos, más que vai ter chuva isso vai pelos estudos que foram apontados durante essa semana" enfatizou

O público lotou meia quadra da escola profissionalizante
O encontro finalizou com a abertura de uma plenária onde contou com as participações do público fazendo suas indagações para os técnicos da Ematerce de Ipu e Pires Ferreira que apresentaram durante o evento slaides em telão com todo o trabalho já realizado pelo órgão durante os últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário