sexta-feira, 29 de março de 2013


MALHAÇÃO DE JUDAS

A “malhação de Judas” é uma brincadeira popular de raízes portuguesas e envolve crianças e adultos. Tem inicio com a confecção do Judas. Para tanto, são usadas roupas velhas, geralmente trajes masculino, que são cheios de velhos panos palha ou papel, também o capim.
A cabeça as mãos e os pés são confeccionados do mesmo material. Conforme decisão do grupo envolvido na confecção, o Judas pode receber um nome, inclusive com direitos a um pasquim que explicará em quadrinhas sacarticamente a escolha do nome e as razões da crítica que se faz ao indigitado.
Na madrugada de sábado de Aleluia, Judas é dependurado numa árvore ou poste da praça ou rua central da comunidade. Cedo, toda a rapaziada da redondeza se prepara para malhação. Sarrafos varapaus são caprichosamente preparados, buscando cada um ter mais resistente.

                                                                                        
PROCISSÃO DO SENHOR MORTO

Aqui no Ipu, a Procissão do Senhor Morto é tradicional logo após o Canto da Paixão, ou a liturgia da Sexta-feira Santa. A procissão sai da Igreja Matriz e percorre algumas artérias da cidade e Povo acompanha fazendo um cortejo fúnebre sempre com a participação solene da Banda de Música que entoa acordes de marchas fúnebres, graves.  Na frente vai o Padre e seus auxiliares, atrás a Imagem do Senhor Morto em um caixão simbolizando o enterro, ao seu lado a Imagem de Nossa Senhora das Dores. Depois do percurso executado a procissão se recolhe a Igreja.



DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

Madrugada de Domingo da Ressurreição, outra procissão, desta vez de Jesus Ressuscitado. Os sinos repicam, a Banda de Música entoa músicas alegres e festivas. Fogos estalam no ar, todos cantam, é a Ressurreição de Jesus que tomamos como exemplo para nossa vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário