sexta-feira, 4 de setembro de 2015


Mitologia”.
E após tecer algumas considerações sobre as nove Musas, filhas de Zeus e Mnemósine, ele situa a criação da jovem musa Caíssa no ano de 1772.*
Morán explica então que Sir William Jones (1746-1794), famoso orientalista inglês, quando ainda era estudante de Oxford, publicou nesse ano de 1772 um poema intitulado Caíssa – data em que esse nome aparece pela primeira vez.
No poema, Jones descreve Caíssa como uma encantadora dríade (ou ninfa) que vive nos bosques da Trácia, correspondente a um sítio na Grécia Antiga onde hoje é a Bulgária, na região dos vales do Maritza e Tunya.
Depois de William Jones, outro inglês, jogador e periodista Petter Pratt registrou o nome Caíssa no seu livro Studies of Chess, publicado em Londres, 1803. Posteriormente, mais um autor inglês, George Walker, fez o mesmo em seu Chess and Chessplayers (Londres, 1950). Depois disso, o nome Caíssa adquiriu enorme popularidade nos países de língua inglesa. 
Na França, a popularidade do nome Caíssa deveu-se principalmente aos artigos escritos sobre o tema por La Bourdonnais, Mery, Saint Aimants e outros na La Palamède, a primeira revista do mundo dedicada ao xadrez. 
Entre a desocupação mourisca da Espanha (1492) e o poema de Jones (1772), passaram-se quase três séculos, mas não se pode esquecer de que muitos nomes permanecem indelevelmente na cultura dos povos. E é oportuno lembrar também que a Espanha, depois de 1492, continuou durante muito tempo como o maior centro enxadrístico do mundo. Paul Morphy (1837-1884), por exemplo, era descendente direto de espanhóis, assim como José Raul Capablanca (1888-1942). Só muito depois (século 20) é que apareceram os eslavos.
Ou será que o nome Caíssa caiu do céu? Se caiu do céu, então deve ter sido para abençoar o lar do meu amigo Dr. Roberto Assumpção, que com sensibilidade e discernimento, batizou uma de suas filhas com o nome de Caíssa. Além da homenagem à deusa de nossa arte, Assumpção simplesmente adotou um nome raro e belíssimo, de que sua filha sempre poderá se orgulhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário