domingo, 27 de setembro de 2015

HISTÓRICO
HISTÓRICO DO PATRONATO SOUZA CARVALHO

IDEALIZADOR - O Patronato é a realidade do sonho de um ipuense ilustre, o ex-vigário Mons. Gonçalo de Oliveira Lima que, acreditando ser a educação a realização da futura geração, alimentava a idéia da Fundação de um Patronato em Ipu, para que a criança e a juventude ipuense desenvolvessem o seu potencial no saber, nas artes e na cultura.
REALIZADOR - A concretização do projeto se realizou através de seu sucessor Pe. Francisco Ferreira de Moraes, que assumira a Paróquia como vigário em 10 de janeiro de 1947, que teve a brilhante idéia de solicitar as atenções da Família Souza Carvalho, ipuenses e grandes empresários, para tão importante obra social e beneficente.
Mons. Gonçalo de Oliveira Lima dirigiu uma cartinha a seu grande amigo Milton de Souza Carvalho, membro da ilustre família, radicado no Rio de Janeiro.
              Transcrevemos pequenos trechos extraídos do livro: “Memórias de um Comerciante”, da autoria de Milton de Souza Carvalho, sobre a referida carta.
“Datada de 29 de maio de 1947, recebi do meu velho e prezado amigo Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, afetuosa carta, na qual manifestava o seu desejo de ser fundado em Ipu um Patronato, para amparo da infância desvalida, desejo que era também do vigário da freguesia, Pe. Francisco Ferreira de Moraes”.
Terminava o missivista, pedindo o meu auxílio para a realização dessa obra.
Respondi-lhe aquiescendo à solicitação que me era feita.
Passei daí em diante a manter correspondência com os dois virtuosos sacerdotes, enviando-lhes auxílios materiais e demonstrando a melhor boa vontade e entusiasmo pela efetivação da obra planejada.”

Aos 28 de julho de 1948, confiando primeiramente em Deus e na ajuda da Família Souza Carvalho,    Pe. Francisco Ferreira de Moraes dirigiu a Sua Exa. Revmo. Bispo Diocesano - Dom José Tupinambá da Frota, uma petição solicitando autorização para fundar em Ipu um Patronato.
              A petição supra obteve de Sua Exa. Revma. O despacho infra transcrito:
“Como pede: O Revmo. Pároco transcreva esta petição com o respectivo despacho no Livro de Tombo da Paróquia, para em todo tempo constar”.
Sobral, 1º de agosto de 1948.

José, Bispo Diocesano.

Infraestrutura -  O terreno para a construção do Patronato foi comprado pelo vigário Pe. Francisco Ferreira de Moraes, aos senhores Francisco Carvalho Aragão, Vicente Ferreira Maia e Manuel Aires do Nascimento, pela quantia correspondente de vinte contos e quinhentos réis.
            A área do terreno é de: 600m de comprimento por 127m de largura, equivalendo a 76.200m2.. A planta foi elaborada pelo ipuense, Engenheiro Dr. Luis Carvalho Aragão.
         Está localizado à Praça Dr. Chagas Pinto, 1045, no centro da cidade e possui como limites: Norte: Rua Dr. Leocádio Mota - Leste: Avenida Milton Carvalho - Oeste: Rua Tenente José Madeira - Sul: Rua Antonio Memória.
     Curiosidade: Para começar a construção, o Sr. Gonçalo Manuel (Tio de Mons. Gonçalo) doou ao Patronato uma casa, que vendida correspondeu a 300 milheiros de tijolos, material que deu início à tão importante obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário