quinta-feira, 24 de setembro de 2015


A Festa Religiosa de São Francisco foi celebrada na cidade de Ipu na sua vez primeira no ano de 1936 pelo então Vigário Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, sofrendo uma interrupção no ano de 1993 simplesmente por capricho e rancor do vigário que era o Pe. Moraes, aliás, ele sempre gostou de acabar com as Festas Tradicionais da cidade.
A iniciativa da Festa de São Francisco foi do Sr. Francisco das Chagas Paz que se encontrando com sua esposa Dona Raimundinha Melo, bastante doente a ponto de não encontrar uma medicação para os seus males, resolveu fazer uma promessa com São Francisco e alcançou, tendo sua mulher totalmente curada da sua doença. Convém salientar que o Sr. Paz foi caminhando ou como dizemos comumente a pé, para Canindé.
O mesmo foi a Canindé agradecer as benesses do Santo e quando de volta já trazia em mente a criação da Festa que foi prontamente aceita pelo virtuoso Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.

O Sr. Paz recebeu também o apoio irrestrito dos seguintes ipuenses: Francisco Gerson Assis, Plácido Passos e Pedro César Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário