quarta-feira, 16 de setembro de 2015


Foi inaugurado festivamente no dia 07 de setembro de 1927 pelo primeiro Prefeito eleito de Ipu Cel. Felix de Sousa Martins, que ao cortar a fita simbólica disse: ESTÁ INAUGURADO O JARDIM DE IRACEMA, neste momento a banda de música tocou, fogos estalaram no ar, aplausos aos mais diversos, estava, pois inaugurado o Jardim de flores belas que veio depois sofrer várias modificações. A primeira foi na gestão do Prefeito Antônio Pereira de Farias, foram demolidos o bonito Jardim e o Coreto e colocado no mesmo lugar a estatua de Iracema, a Tapuia, à Virgem dos Lábios de Mel, substituída depois por outro sistema de Praça dos mais ridículos já existentes, mais parecendo esconderijo para ataques a bala e assaltos à mão armada.

Outro fato marcante na vida social do nosso povo foi à inauguração da Hidroelétrica, energia vinda de uma turbina instalada no pé da serra movida por um motor de fabricação Alemã de marca BATACLAN, iluminação que serviu por muito tempo a nossa cidade.

Foi na gestão do Prefeito Joaquim de Oliveira Lima a realização de tão deslumbrante obra.

A inauguração aconteceu no dia 20 de setembro de 1931, a cidade se revestiu de júbilo, toda ornamentada, estava preparada para o grande momento. O baile comemorativo aconteceu na casa do Sr. Manoel Dias Martins. Oscar Coelho proferiu o discurso e acionou a chave geral dizendo “EIS A LUZ”, neste momento as máquinas que estavam na estação apitaram, os sinos repicaram, fogos de artifício estalaram no ar e a banda de música entoou Dobrada e Valsas.

 Outro fato marcante foi em 1940, ano da comemoração dos 100 Anos de Emancipação Política do Município de Ipu. Todas providencias foram tomadas no sentido de realizar uma grande festa.
O Prefeito era o Dr. Chagas Pinto da Silveira, sendo Presidente de República Dr. Getúlio Dorneles Vargas e Interventor estadual Dr. Francisco de Meneses Pimentel.
Era 26 de agosto de 1940 a cidade amanhecera radiantes e em festa, para comemorar os 100 Anos de Emancipação. Logo ao alvorecer Salva de 21 Tiros em seguida Missa na Igreja Matriz celebrada pelo Ipuense Padre Antonino Soares Cordeiro, logo após a Missa desfiles pelo Tiro de Guerra e Escolas Locais, pelas principais ruas da cidade e concentração em frente ao Paço Municipal para solenemente hastear a Bandeira do Brasil, como também proceder à inauguração do Jardim 26 de Agosto construído para marcar tão significante data. Presentes aos acontecimentos, autoridades civis, militares e eclesiásticas, o Tiro de Guerra nº 208 e as Escolas existentes no Ipu.
Às 14 horas Sessão Solene no prédio da Prefeitura Municipal onde foram ouvidos vários oradores como Osvaldo Araújo, Dr. Francisco das Chagas Pinto, Manoel Bessa Guimarães, e Dr. Eusébio de Sousa. Foi executado pelo Canto Orfeônico um número musical e por fim cantado pela primeira vez a Valsa de Zezé do Vale “Passado do Meu Ipu” por Wilson Lopes, voz orgulho da nossa cidade que se fez representar muito bem sempre levando o nome de Ipu através da música aos mais longínquos rincões deste País.
Esta valsa até hoje é cantada e conhecida por todos ipuenses. È um Hino de louvor a Terra Berço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário