segunda-feira, 14 de setembro de 2015


Postado por Hélio Lopes em 10/04/2013

Açude do São Bento o maior de Ipu, construído por Zezé Carlos.
Situado na localidade de São Bento, a 26 Km da sede do município, o açude foi construído no ano de 1993, e inaugurado no ano de 1994, pelo então prefeito de Ipu, Zezé Carlos,  com o proposito da amenizar a escassez de água que passava os moradores  daquela localidade e localidade círculos vizinhas. 
O açude é o maior reservatório de água Ipuense, com a capacidade de 10.800.000 litros cúbicos de água, com marges que se estende do localidade de São Bento até o distrito de Recanto. 
O açude do São Bento é considerado pelos moradores como um presente dado a comunidade pelo empresario Zezé Carlos, visto que somente  20% dos recursos para a construção do açude veio da prefeitura e outros 80% foram doado pelo empresario, que lá também trabalhou, cavando e carregando barro em carrinho de mão, como conta os moradores.
 O açude hoje é um ponto turístico Ipuense, sendo nos finais de semana um ponto de lazer e descontração para famílias e amigos nos balneários que lá existem. 
Curiosidade:
 Logo após as eleições municipais do ano de 1996, o prefeito eleito e apoiado por Zezé, Simão Martins, racha com o grupo político e passa a administrar a cidade de uma forma autônoma, diferente dos quereres do ex-prefeito. Com isso meses a frente o racha político, o prefeito Simão divide o açude do São Bento em 2, construindo uma parede na então localidade de Recanto, para poder dar acesso aos moradores do Recanto a outras localidades. 
A iniciativa tomada foi encarada de uma forma politiqueira e  fortaleceu um disputa ideológica entre as duas localidades, que já existia entre as moças e rapazes daquelas comunidades. 
Com a divisão do açude, ambas as localidades passaram a tomar posições políticas diferente em épocas de eleição. No São Bento o representante da família Carlos era o senhor Dedé Alcides (Meu Tio =D), no Recanto o apoiou a oposição ficava por conta do ilustre senhor vereador José Araújo. Recordo-me das eleições de 2004, quando uma disputa acirrada entre as duas localidades existiu por conta da campanha eleitoral. 
No São bento cerca de 100% dos moradores eram os cururus e Recanto era fechado com Pica-paus, logo após as apurações daquela eleição, que deu a vitória a Corrinha, os pica paus saíram vitoriosos e marcaram para o final de semana da frente a "Carreata da Vitoria", carreata esse que foi uma verdadeira guerra civil entre  essas duas localidades Ipuenses. 
Ao anoitecer do domingo, um grupo se reunia no balneário São Bento, marcando a concentração da carreta, outro grupo esperava a manifestação na casa do senhor Dedé Alcides. Quando se deu inicio a carreata um grupo de baderneiros avistaram retratos da ex-prefeita derrotada Toinha Carlos na residência do senhor Dedé, e saíram da rodagem para quebrar a casa do velho correligionário, neste momento deu-se inicio um verdadeiro quebra pau, onde foi atirado pedra, sal e bombas uns contra os outros. A confusão só sanou quando de longe ouviram um tiro, que não se sabe de onde veio, e todos correram. 
O único candidato que conseguiu aliar as duas comunidades foi Sávio Pontes em 2008, quando mesmo  candidatos situacionistas que apoiavam a reeleição dos Pica Paus, não conseguiram agregar toda comunidade e destruir a proposta do governo novo tempo trazido Sávio. 
Hoje as comunidades se tratam como irmã, e uma boa relação é existe


Nenhum comentário:

Postar um comentário