sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DE 1962 a 1966


      Os anos se foram sucedendo e o Patronato em pleno sucesso em prol da educação e do progresso de Ipu.
      No perpassar de mais um lustro registramos:
      A chegada da 4º Superiora – Irmã Mariana de Albuquerque Mendes – no dia 10 de abril de 1962 em substituição a Irmã Coelho, que depois de muito fazer em favor da juventude Ipuense, a chamado da Irmã Visitadora, foi transferida de Ipu, viajando no dia 4 de abril do mesmo ano, deixando no Patronato uma equipe de seis Irmãs.
      E o Patronato sob a direção de Irmã Mendes continuou o seu ritmo de progresso.
      Durante sua permanência em Ipu, Irmã Visitadora mandou mais outras Irmãs, foram elas:

Irmã Eugênia Vilela
Irmã Maria das Dores Costa
Irmã Suzana Cavalcante
Irmã Ângela Rodrigues
Irmã Paula de Sousa
Irmã Helena Costa

      Nessa etapa a comunidade Religiosa do Patronato era constituída de nove Irmãs que com dedicação e zelo, continuaram o seu apostolado de amor a serviço da educação em nossa Ipu.
      Irmã Mendes, bondosa, altruísta ativa, comunicativa contando com o seu grupo de Irmãs e dedicados professores, procurou elevar cada vez mais o Patronato.
      Pelo seu elevado espírito de nobreza e comunicação, que foi irradiado entre as Irmãs – houve maios abertura entre a comunidade das Irmãs e o povo de Ipu.
      Contando com o apoio do vigário – Mons. Moraes e a ajuda da Prof. Maria Valdemira Coelho Mello, criou a Escola Normal Pedagógica, que passou a funcionar no dia 1º de março de 1963 – mais uma vitória, no campo Educacional! Em seguida, inicia a construção das classes do Curso Normal dentro dos requisitos pedagógicos, contando com a cooperação valiosa e eficiente do grande Nilo de Sousa Carvalho.
      Em 1963, o Patronato recebe a honrosa visita do Sr. Nilo de Sousa Carvalho e nesta ocasião inaugura festivamente no dia 25 de agosto de 1963:
·   O jardim da Infância – classe bem aparelhada, oferecendo bem-estar à criança que inicia os seus primeiros passos na Escola.
·   A Biblioteca Irmã Nogueira, como mais de 1.000 exemplares com um mobiliário moderno e completo.
·   O grêmio estudantil – Mons. Moraes – com nove departamentos que passaram a funcionar ativamente no Patronato, com o objetivo de educar – desenvolvendo de maneira mais eficiente às potencialidades humanas contribuindo de certo modo, para orientar uma profissão futura ao educando.
      Foram estes os departamentos denominados clubes:
·   Clube de leitura – favorece bons hábitos de leitura.
·   Clube de Esporte – desenvolver a inteligência e educação a vontade.
·   Clube de Teatro – desenvolver o senso artístico.
·   Clube de Canto Orfeônico – desenvolver o gosto pela música.
·   Clube de Pintura – despertar o gosto pela arte através da pintura.
·   Clube de Declamação – descobrir valores.
·   Clube Pedagógico – aperfeiçoar as alunas para o magistério.
·   Clube de Etiqueta Social – desenvolver boas maneiras.


      As classes do Curso Normal – depois de ouvir uma brilhante elocução pronunciada pela Normalista Itacira Maria Araújo Soares, o Sr. Nilo de Sousa Carvalho, cortou a fita simbólica – dando por inauguradas as classes do Curso Normal.
      Numa homenagem especial, à noite no auditório, houve uma manifestação ao Sr. Nilo ilustre filho de Ipu, sustentáculo portentoso desta entidade, que tantos benefícios vem prestando a esta terra.
      Foi mais uma prova de profundo reconhecimento ao grande benfeitor.
      No dia 10 de dezembro de 1965 foi a festa de Colação de Grau da 1º turma de concludentes da Escola Normal.
      Eram 20 normalista. A turma de concluinte, num gesto de gratidão, escolheu como Patrono – Irmã Mariana de Albuquerque Mendes, como Paraninfo – Mons. Francisco Ferreira de Moraes e a turma foi assim denominada – Turma Maria Valdemira Coelho Mello.
      Para oferecer bem estar e conforto a todos que vivem sob o teto benfazejo do Patronato cuidou com muito esmero da conservação da casa, renovou o mobiliário escolar, fez reparos na cozinha, nos banheiros, sanitários e limpeza de todo prédio escolar.
      Construiu a cantina, colocando nela, uma sorveteria, para que os alunos saboreassem os mais variados doces gelados. Construiu também um bebedouro para os alunos.
      Para que a Capela de N. Senhora das Graças acompanhasse a evolução dos tempos dentro do espírito da igreja de Deus, foi reformada, conforme vivência Concílio Ecumênico Vaticano II – dirigido por sua santidade o Papa João Paulo XXIII.
      Irmã Mendes, para melhor promover o educando dando-lhe uma educação aprimorada, fundou em 1966 a Associação de Pais e Mestres, com a finalidade de entrosar a família com a Escola.
      A referida Associação teve como primeira presidente Irmã Maria das Dores Costa. Realizava reuniões mensalmente.
      Para unificar o ensino e obter melhor rendimento escolar reunia não só o professorado de Casa, mas, os professores das unidades escolares locais, para o Planejamento quinzenal – Planejamento este, que desenvolvia as atividades do currículo em torno de um Centro de Interesses – obedecendo ao calendário cívico. Realizou dois cursos de Pedagogia Catequética sob a orientação da Irma Inês Lima, para o Professorado local.
      As primeiras festas cívicas eram celebradas com muito entusiasmo, despertando nos alunos o espírito cívico e muito amor à Pátria.
      Durante o mandato de Irmã Mendes, o Patronato cresceu, tornou-se mais forte, triunfou.
      Valorização humana vendo o outro como gente é sua virtude marcante daí o seu sucesso, sucesso também da equipe de Irmãs e do professorado no trabalho por um Ipu melhor e por um amanhã glorioso.
      Eis aí o Patronato numa 3º fase de lutas e vitórias – 15 anos de existência!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário