segunda-feira, 10 de março de 2014


Você está em: Home CIDADE , GOVERNO , IPU , PRINCIPAL , REGIONALSecretaria de Educação realiza oficina de Dinamização da Coleção “PAIC – Prosa e Poesia”

No último dia 08 de março de 2014, sábado passado, aconteceu na Escola Profissional de Ipu, um encontro com os profissionais da Educação do município, para mais uma “Oficina de Dinamização da Coleção PAIC - Prosa e poesia”, agora, da categoria 2, uma vez que as Categorias 1 e 3 já havia sido trabalhada em 2013.

A referida oficina teve dois momentos; o primeiro momento foi realizado em sala de aula com os respectivos formadores de cada série, desde a Educação Infantil ao 5º ano de estudo, onde os professores vivenciaram técnicas de dinamização de leitura. Cada sala representava um livro da Coleção e estava ornamentada de acordo com o livro que representava. No final do 1º momento, houve a visitação das salas para que os professores pudessem ver as sugestões dos demais livros, apresentadas nas demais salas.

O segundo momento foi realizado no auditório, onde foram apresentadas diversas sugestões de dinamização de leitura pela equipe formadora do PAIC, como: Leitura de Cordel, Ciranda, Versos de Rodeio, História cantada, a dança do Minuê, o desfile de “Iracema”, e História Dramatizada.

A coleção PAIC – Prosa e Poesia tem 12 livros; como cada sala representava um livro e eram 10 salas, o auditório representava (02) dois livros que, de certa forma, tem uma relação com o município de Ipu, que são: “Brincar de quê?” e “Outra História de Iracema”.

A relação do “Brincar de quê?” com o município de Ipu, é a sua Ilustradora, a Artista Plástica ipuense KlaudianaTorres, a qual esteve presente no evento e falou do seu contentamento em contribuir, com suas ilustrações, para que muitas crianças sejam envolvidas na magia da leitura.Falou ainda sobre as técnicas utilizadas em cada ilustração e de onde veio sua inspiração. Já a relação do “Outra História de Iracema”, é justamente ter como personagem principal a Iracema de José de Alencar e o nome do Ipu ser mencionado na obra.

Por ser o Dia Internacional da Mulher, todas as professoras foram recepcionadas pela banda de Música Lázaro Freire ao adentrarem o auditório, onde eram homenageadas pela Primeira Dama Anaracy Rufino e pela Secretária de Educação Terezinha Rufino, que entregavam rosas naturais e cartão de homenagem por este dia festivo para as Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário