sábado, 22 de março de 2014






TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

NEGOCIAÇÃO PARA AUMENTO SALARIAL ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR

Primeiramente para se fizer uma proposta é preciso estar preparado tanto para o sim quanto para o não. Principalmente quando se trata de uma negociação que envolva aumento salarial com gerente ou dono de empresa. Diante de uma resposta negativa a principal reação será de questionamento. Procurar tomar conhecimento do motivo ao qual foi dada essa resposta negativa.
O funcionário Carlos Silva,    que exerce a função de Supervisor Administrativo na empresa LS Consultoria, resolve pedir aumento salarial de 20%. Perante a essa situação consequentemente tentar administrar levando alguns argumentos favoráveis para que se possa obter uma resposta positiva da outra parte da organização pelo Gerente de Recursos Humanos. A partir daí o Gerente de RH abre um processo de negociação entre ambas as partes, onde os argumentos serão de grande importância para que se tenha um resultado satisfatório entre emprega e empregador, para que as duas partes saiam ganhando.
O grande propósito do empregado é passar para o gerente, que a empresa estará investindo em alguém que lhe trará muito mais ganhos, benefícios, que contribuirá para o crescimento e desenvolvimento para empresa, pois um funcionário que se sinta motivado e animado sempre trás melhores resultados para dentro da empresa. Porque dentro das organizações é muito importante que o funcionário sempre se sinta valorizado e satisfeito com o reconhecimento que lhe foi dado pelo o seu trabalho.
Em uma negociação dentro da empresa o funcionário sempre precisa ter mais de uma alternativa para oferecer a seu chefe, para no caso da primeira não dar certo ele possa apresentar outra solução. Primeiramente ao chegar ao gerente, o funcionário expõe o seu ponto de vista, argumenta que sente desmotivado a trabalhar, que tem assumindo novas responsabilidades, trabalhando duro, dedicando-se totalmente a empresa e acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão de pessoas. Reforça as novas responsabilidades assumidas, mais algumas tarefas que lhe foram confiadas e se isso aconteceu foi porque demonstrou ser capaz, possuir competência, se destacou e se empenhou em suas atividades, e com estas novas tarefas precisará se dedicar mais ainda sempre fazendo horas extras.
Tendo trabalhado duro e demonstrando seu comprometimento e interesse em sempre trazer ganhos para dentro da empresa. Dedicando-se totalmente a empresa e que em muitas situações acabou deixando a própria vida pessoal de lado, para estar ali para solucionar problemas da empresa. Para poder ter mais conhecimento e melhor e prestar um melhor serviço ingressou em um curso de ensino superior na área de gestão de pessoas, e assim conseguir contribuir mais ainda para o sucesso e desenvolvimento da empresa.
O colaborador argumenta que são poucos os colaboradores que tem tal conhecimento e dedicação sobre os todos os processos da empresa. É claro que não poderia deixar de argumentar sobre a ótima conduta ética que tem e o bom caráter, a honestidade que ao longo do tempo que trabalha nesta empresa tem deixado cada vez mais claro quanto é evidente, puder provar varias vezes que é um ser humano integro e de inteira confiança.
E com a entrada para o curso superior teve um grande aumento de custo no seu orçamento. Para suas funções não há outro funcionário que possa lhe substituir e encontrar outra pessoa no mercado de trabalho esta muito difícil, pois falta muita mão de obra qualificada, e uma pessoa que possa fazer todas as funções que tem acumulado sairia muito mais caro do que esse simples aumento. Enfatizando que é um colaborador de estrema importância para o crescimento da empresa.
Em contra partida o gerente explica que a empresa anda passando por dificuldades financeiras, que anda pensando em demissões e que no momento não poderá lhe conceder esse aumento de 20% sobre o seu salário atual. Mas reconhece o potencial e a importância do colaborador para a organização e que está difícil encontrar mão de obra qualificada, o que a empresa pode lhe oferecer no momento é comprar suas férias e lhe dar um aumento salarial de 10%. O colaborador pede para pensar, mas demostra o descontentamento com a empresa referente a sua valorização do seu potencial profissional.
            Passa- se uma semana e o gestor da empresa percebe uma perca na capacidade do supervisor administrativo, que suas metas não estão sendo alcançados e que a saúde financeira da empresa anda de mal a pior. De imediato manda chamar o funcionário e as duas partes entram novamente em processo de negociação, cada uma das partes fazendo suas argumentações, colocando seus ganhos e perdas. Empregado e empregador passaram quase três horas negociando, quando o gerente lhe fez uma contra proposta de lhe dar mais 10% de aumento, já que o funcionário teria ganhado 10% na primeira negociação com mais 10% agora ficaria com um aumento salarial de 20%. Diante de todas as situações expostas o funcionário aceitou a contra proposta da empresa e ambas as partes saíram satisfeitas.
Portanto pode-se afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.
Conclui-se que todos os investimentos realizados pela organização nos colaboradores e processos, são produtivos e eficazes, pois conseguem habilitar seus profissionais de forma que realizem suas funções com uma visão mais ampla, indo além do simples ato de cumprir obrigações, possibilitando que o mesmo possa auxiliar na redução de gastos e ampliação da margem de lucro da empresa, evidenciando que o maior poder da empresa está na forma de persuadir sua clientela.

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