TÉCNICAS DE
NEGOCIAÇÃO
NEGOCIAÇÃO PARA
AUMENTO SALARIAL ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR
Primeiramente para se
fizer uma proposta é preciso estar preparado tanto para o sim quanto para o
não. Principalmente quando se trata de uma negociação que envolva aumento
salarial com gerente ou dono de empresa. Diante de uma resposta negativa a
principal reação será de questionamento. Procurar tomar conhecimento do motivo
ao qual foi dada essa resposta negativa.
O funcionário Carlos
Silva, que exerce a função de Supervisor
Administrativo na empresa LS Consultoria, resolve pedir aumento salarial de 20%.
Perante a essa situação consequentemente tentar administrar levando alguns
argumentos favoráveis para que se possa obter uma resposta positiva da outra
parte da organização pelo Gerente de Recursos Humanos. A partir daí o Gerente
de RH abre um processo de negociação entre ambas as partes, onde os argumentos
serão de grande importância para que se tenha um resultado satisfatório entre
emprega e empregador, para que as duas partes saiam ganhando.
O grande propósito do
empregado é passar para o gerente, que a empresa estará investindo em alguém
que lhe trará muito mais ganhos, benefícios, que contribuirá para o crescimento
e desenvolvimento para empresa, pois um funcionário que se sinta motivado e
animado sempre trás melhores resultados para dentro da empresa. Porque dentro
das organizações é muito importante que o funcionário sempre se sinta
valorizado e satisfeito com o reconhecimento que lhe foi dado pelo o seu
trabalho.
Em uma negociação
dentro da empresa o funcionário sempre precisa ter mais de uma alternativa para
oferecer a seu chefe, para no caso da primeira não dar certo ele possa apresentar
outra solução. Primeiramente ao chegar ao gerente, o funcionário expõe o seu
ponto de vista, argumenta que sente desmotivado a trabalhar, que tem assumindo
novas responsabilidades, trabalhando duro, dedicando-se totalmente a empresa e
acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão de pessoas. Reforça
as novas responsabilidades assumidas, mais algumas tarefas que lhe foram
confiadas e se isso aconteceu foi porque demonstrou ser capaz, possuir
competência, se destacou e se empenhou em suas atividades, e com estas novas
tarefas precisará se dedicar mais ainda sempre fazendo horas extras.
Tendo trabalhado duro
e demonstrando seu comprometimento e interesse em sempre trazer ganhos para
dentro da empresa. Dedicando-se totalmente a empresa e que em muitas situações
acabou deixando a própria vida pessoal de lado, para estar ali para solucionar
problemas da empresa. Para poder ter mais conhecimento e melhor e prestar um
melhor serviço ingressou em um curso de ensino superior na área de gestão de
pessoas, e assim conseguir contribuir mais ainda para o sucesso e
desenvolvimento da empresa.
O colaborador
argumenta que são poucos os colaboradores que tem tal conhecimento e dedicação
sobre os todos os processos da empresa. É claro que não poderia deixar de
argumentar sobre a ótima conduta ética que tem e o bom caráter, a honestidade
que ao longo do tempo que trabalha nesta empresa tem deixado cada vez mais
claro quanto é evidente, puder provar varias vezes que é um ser humano integro
e de inteira confiança.
E com a entrada para
o curso superior teve um grande aumento de custo no seu orçamento. Para suas
funções não há outro funcionário que possa lhe substituir e encontrar outra
pessoa no mercado de trabalho esta muito difícil, pois falta muita mão de obra
qualificada, e uma pessoa que possa fazer todas as funções que tem acumulado
sairia muito mais caro do que esse simples aumento. Enfatizando que é um
colaborador de estrema importância para o crescimento da empresa.
Em contra partida o
gerente explica que a empresa anda passando por dificuldades financeiras, que
anda pensando em demissões e que no momento não poderá lhe conceder esse
aumento de 20% sobre o seu salário atual. Mas reconhece o potencial e a
importância do colaborador para a organização e que está difícil encontrar mão
de obra qualificada, o que a empresa pode lhe oferecer no momento é comprar
suas férias e lhe dar um aumento salarial de 10%. O colaborador pede para
pensar, mas demostra o descontentamento com a empresa referente a sua
valorização do seu potencial profissional.
Passa- se uma
semana e o gestor da empresa percebe uma perca na capacidade do supervisor
administrativo, que suas metas não estão sendo alcançados e que a saúde
financeira da empresa anda de mal a pior. De imediato manda chamar o
funcionário e as duas partes entram novamente em processo de negociação, cada
uma das partes fazendo suas argumentações, colocando seus ganhos e perdas.
Empregado e empregador passaram quase três horas negociando, quando o gerente
lhe fez uma contra proposta de lhe dar mais 10% de aumento, já que o
funcionário teria ganhado 10% na primeira negociação com mais 10% agora ficaria
com um aumento salarial de 20%. Diante de todas as situações expostas o
funcionário aceitou a contra proposta da empresa e ambas as partes saíram
satisfeitas.
Portanto pode-se afirmar que através da negociação é
que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de
ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas
necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e,
com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade
mais justa.
Conclui-se que todos os investimentos realizados
pela organização nos colaboradores e processos, são produtivos e eficazes, pois
conseguem habilitar seus profissionais de forma que realizem suas funções com
uma visão mais ampla, indo além do simples ato de cumprir obrigações,
possibilitando que o mesmo possa auxiliar na redução de gastos e ampliação da
margem de lucro da empresa, evidenciando que o maior poder da empresa está na
forma de persuadir sua clientela.
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