terça-feira, 4 de março de 2014




“Memória e resgate da história de Ingazeira”
Produzido pelos alunos do 9° ano.
Objetivo: Fazer uma viagem ao passado intercalado com o presente em busca das raízes históricas e culturais da região, contribuindo ainda para a documentação da história regional.
Entrevista  - 9° ano – Dona Iraci e Maria Dalva
O distrito de Ipu, Ingazeiras, tem esse nome porque aqui era tudo mata e tinha muita árvore de Ingá.
A história de Ingazeiras iniciou com a doação de terras feita pelo Sr. Pedro Camelo da Silva para os primeiros moradores dessa região construindo assim o povoado de Ingazeiras no ano de 1909.
As primeiras casas construídas foram --------------------------------------, casas de taipa simples e sem pisos. Onde muitas, já se encontram reformadas.
A economia era voltada para a agricultura de subsistência com o plantio de feijão, milho e macaxeira... Utilizada nas casas de farinha na produção de farinha e goma. Com as inovações e as técnicas modernas de produção e colheita, contamos com recursos naturais favoráveis, que foi de grande importância para o crescimento da produção.
Atualmente temos uma economia voltada para produção de Legumes, frutas e verduras. Com algumas poucas e pequenas casas comerciais e bares.
O abastecimento de água era feito nos olhos d’água, havia também um chafariz em frente à escola que abastecia a comunidade naquela época. Atualmente o abastecimento é ______
O casarão, próximo da escola, que está sendo destruído pelo abandono dos seus donos, nos conta um pouco que resta de um momento sublime da história do nosso povo. Nesse lugar foi uma casa de festa dançante, chamava naquela época de baile dançante, nela se hospedava a banda de música que ia tocar nos famosos e esperados bailes no último dia de festa.
No ano de 1960 a 1970 funcionou a LBA.
Essas terras próximas da Igreja é patrimônio do Sagrado Coração de Jesus. Doado por Pedro Camelo da Silva.
As festas do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus era tradicional e importante para os moradores. Essas festas duravam 09 dias com a presença dos padres que se hospedavam na casa de Pedro Camelo da Silva, as quermesses começavam no primeiro dia até o último dia, com leilões grandes que vinham gente de toda parte, região vizinha, inclusive de Ipu para prestigiar as nossas festas.
Uma obra importante que temos aqui é o cemitério que foi fundado pelo senhor Manoel Rodrigues de Farias em 1963, espontaneamente se prontificou de o sepultamento ser gratuito O único cemitério que enterra gratuitamente. A primeira pessoa sepultada foi: Maçal Ribeiro.

Obs: Lembro-me de quando fui Coroinha do Mons. Gonçalo as festas eram realmente muito prestigiadas pela própria comunidade e das circunvizinhanças. Mons. Gonçalo era hospede do Sr. Pedro Camelo. Chagávamos aquela localidade através de montaria; eram cavalos mansos e que nos condiam até o hoje Distrito de Ingazeiras.
Se faz mister citar aqui um grande amigo de minha família especialmente do meu saudoso Pai  a pessoa do Sr. Joaquim Camelo. A aquela época era o encarregado dos festejos do Sagrado Coração de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário