quarta-feira, 1 de maio de 2013


Tatais. - 21out04
Sobre o Seixas, meu amigo e colega, ANTÔNIO FAUSTINO DE MIRANDA SEIXAS, natural de Barra do Longá (PI), casado com dona Antônia, Deus os tenha a ambos, tinha uma filha muito bonita, a Edna. Encontrei-a um belo dia (m/m em 1977) num shopping da Barra da Tijuca, no Rio, e falei com ela, que estava com uns amigos e o marido. Não sei onde anda, mas deve estar no Rio. Um dos filhos do Seixas, segundo me disseram, não deu progrediu como queria o pai, e foi encontrado um dia pedindo esmola nas ruas do Otávio Bonfim, aqui em Fortaleza. Seria o Edílson? Não sei mais nada, mas lamentei muito, de amigos que éramos. *** O Gonçalo Leite foi sócio do Luiz Malaquias ("Malaquias & Leite), onde depois seria o armazém do Zé Dias, na esquina da rua da Goela. Morreu aí por 1990 no Alto do 14, naquela avenida que sai pro Macaco, prá Ipueiras, um sobradinho arredondado, à direita de quem sai. O João Mozart herdou-lhe um par de sapatos. **** O Murilo Mota era meu amigo e do meu pai. Quando eu precisava, emprestava uns trocados prás farras e, aos domingos, íamos a seu sítio na Várzea do Jiló, com uma turma. Ele cantava: - Maracujá no pé/tem cheiro de alecrim/teus olhos me dão fé/ meu bem, pois sim / / Meu bem venha comigo/colher maracujá/não há nenhum perigo, olá//Desfrutando (?) a vida inteira/a vida inteira a viver/numa esperança fagueira/de um dia mais viver (?)//Maracujá no pé... (bis)**** As irmãs do Murilo eram a Arturieta (a Tuca), a Enedina (a magrinha) e mais uma; o irmão, o amigão Mauro Mota Dias (dono da loja a Miscelânea, no Mercado), casado com dona Lígia, filha do seu Banhos (pai também do médico Dr. Bueno, de São Benedito), que lhe deu dois filhos ilustres, o eng. Maurílio Banhos Dias e o cirurgião-dentista José Wellington Banhos Dias, residentes e muito conceituados em Fortaleza. *** O saudoso pai do Murilo e do Mauro era o Sr. Antônio Dias, que morava e acabou morrendo naquela casa vizinha ao Correio, defronte ao Paredão. Criaram uma sobrinha, a Lina, que hoje é freira e tem foto no "site" do Ipu. **** Não recordo o nome-fantasia da loja do Murilo, mas hoje é do Mané Feioso, aliás, Manuel Aragão, meu amigo, de quem comprei há uns dez anos uma máquina de cortar cabelo, manual, da marca Solingen, alemã: tá aqui guardada comigo, sem uso, do antigo acervo do Murilo. *** Velhas histórias do Ipu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário