terça-feira, 28 de maio de 2013

SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS LÁZAROS E DEFESA CONTRA A LEPRA
Fundada em 1º de agosto de 1941. Tinha como objetivo dar assistência aos pobres sofredores do mal de Hansen (lepra), afastado do convívio humano, para não disseminar a moléstia que os atormentavam.
Tinha como Presidenta a Sra. Maria Corrêa Aragão e, de início existiam 187 sócios contribuintes e depois foram reduzidos somente a 109 – que ajudavam a Sociedade a levar a bendita cruz que tinha por escopo a CARIDADE.
Quando se instalou a Sociedade, foram asilados 8 doentes, nesta cidade de Ipu: três foram internados em Canafístula, faleceram 3 e os outros 2 foram para Fortaleza, às expensas da Associação. Depois surgiram mais dois casos, na zona rural e as providências foram tomadas pela Sociedade. A Sociedade assistiu às famílias dos Hansenianos falecidos, com roupas, remédios, e alimentos de primeira necessidade.
Criou uma dispensa intitulada “DISPENSA DOS LÁZAROS” – com gêneros alimentícios angariados dos lavradores e agricultores.
Haviam campanhas em prol do Hanseníase. E dentre muitas, a tradicional “FESTA DAS MARGARIDAS”, realizada nos salões do Grêmio Ipuense. Toda a renda era para ajudar aquela gente sofredora.
D. Maria Corrêa Aragão foi o baluarte desta Organização, empregou o melhor de seus esforços em bem dos necessitados sob a direção, procurando amenizar as dores dos seus semelhantes, oferecendo-lhes a calma, a tranquilidade e amor. Ela foi um grande exemplo de amor ao próximo.

(Ipu em Três Épocas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário