LINHA FORTALEZA-OITICICA
(Linha Norte): A origem da linha
Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho
inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral
(Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de
Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a
RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a
seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos
antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma
das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por
esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte
supostamente até os anos 1980.·.
Nenhum comentário:
Postar um comentário