quinta-feira, 2 de maio de 2013


RAIMUNDO NONATO DO VALE

Nasceu no Sítio Olho D’aguinha, no município de Ipu, aos 12 de maio de 1895, mudando-se em 1898 para o sítio Salgado onde passou toda sua infância e adolescência.
Filho de: Antonio Pedro do Vale e Maria Eugenia Pontes do Vale.
Aprendeu as primeiras letras com o Mestre Binga, depois na Escolinha do Chico Frutuoso. Seus principais colegas foram: João de Araújo, Zeca Soares, Luiz Jácome Filho, José Bezerra de Menezes, Raimundo Felício, e Luiz Saldanha. Começou a sua vida musical com Luiz Saldanha, músico da Euterpe Ipuense que lhe ensinou o ABC Musical. Tão logo aprendeu as primeiras noções de música resolveu abandonar a vida do campo. Exerceu varias profissões, como: alfaiate, barbeiro, músico e fotógrafo. Fundou em Fortaleza o Foto Ideal onde trabalhou até aposentar-se.
Foi goleiro do time de futebol no Ipu por nome TUPAN. 
Casou-se em 1915 com Maria do Livramento dos Santos de onde nasceram os filhos: Francisco, Afonso, João, Gilberto, Paulo Vale, Nair e Marisa Vale, Maria Olímpia e Eugenia Vale.
Foi dirigente da Banda de Musica do Ipu e tocava clarinete. Compôs várias peças musicais dentre elas: Tupan, em homenagem ao time de futebol em que foi goleiro, a valsa 26 de novembro, dedicada ao seu pai, 1º de julho dedicado a sua mãe, Nair vale a sua filha, Gilka Araújo, Miss Grêmio Ipuense. Odete Araújo, entre outras e os dobrados: Fransquinho Vale, Afonso Vale, João Vale e muitas marchinhas.
Em Fortaleza participou de vários grupos musicais e orquestras sob a regência do Maestro Mozart Brandão.Na sua residência fundaram a Sociedade Musical Henrique Jorge. Participou da orquestra como: clarinetista, claronista e oboista.
Foi um ipuense que muito ilustrou a sua terra natal Ipu.
Faleceu no dia 08 de outubro de 1995 com 100 anos, 04 meses e 24 dias.
Os seus restos mortais se encontram sepultados no cemitério, “Parque da Paz” em Fortaleza, que aconteceu em 09 de outubro de 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário