ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPU.
Foi por sua Majestade, Dom Pedro II, Imperador do Brasil, assinado o Decreto de 1° de junho de 1878,mandando construir, de Camocim a Sobral, a Estrada de Ferro.
Foram fortes os
debates no Senado defendidos pelo Senador da República João Ernesto Viriato de
Medeiros para que a estrada fosse feita por Sobral e não pela Cordilheira da
Ibiapaba.
Em 14 de setembro
de 1878 foram iniciados em Camocim os trabalhos de construção da Via Férrea com
o assentamento dos primeiros trilhos em 26 de agosto de 1879.
Em 15 de janeiro de
1881, foi inaugurado os Prédios das Estações de Camocim e Granja. Outras
estações de acordo com a evolução dos trabalhos foram sendo construídas.
A Estação de Sobral
teve sua inauguração no dia 31 de dezembro de 1882.
Em 1° de agosto de
1883, começaram em Sobral os trabalhos de exploração dos terrenos para o
prolongamento da Estrada de Ferro Sobral a Ipu.
Depois de
inauguradas as estações de:
Cariré, em 1° de
novembro de 1893;
Santa Cruz, hoje
Reriutaba, em 1° de dezembro de 1893.
Ipu teve a sua
inauguração em 10 de outubro de 1894.
O construtor e o
Engenheiro que chefiou os trabalhos foi o Dr. Antonio Sampaio Pires Ferreira.
Tivemos, portanto
inaugurada a Estação Ferroviária de Ipu aos 10 dias do mês de outubro de 1894,
sendo o promotor dos festejos o Vigário Pe. Francisco Máximo Feitosa, que junto
ao Engenheiro Chefe, promoveram e com muito brilhantismo a inauguração do
Majestoso Templo modelado nos princípios arquitetônicos Europeus. Imponente a “Nossa
Estação do Trem”, a única da Linha Norte que tem cobertura de um lado para
o outro. As suas dependências são belíssimas.
A
primeira locomotiva que rodou sobre os trilhos da terra ipuense foi a n°
04-placa, Viriato de Medeiros em fase experimental, e a que puxou o trem
inaugural foi a de n° 07 placa Rocha Dias conduzindo 13 vagões.
Ao completar 50 anos de
inaugurada em 1944 foi colocado na sua sala principal uma Caixa de Metal
contendo vários objetos em uso na época. Foram colocados: Selos, Moedas,
Cédulas, Notas Promissoras, Canetas, Tinteiros, Bilhetes referentes às
Passagens e uma Ata contendo assinaturas de várias pessoas da cidade como:
Francisco das Chagas Paz, Djacir Torquato, Valdemar Ferreira de Carvalho, João
Mozart da Silva, João Anastácio Martins, Murilo Mota Dias, Mauro Mota Dias,
Antonio Teodoro, Gerardo Aires, do Vigário Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, Dr.
Francisco das Chagas Pinto, Manoel do Céu, Cel. João Bessa, Osvaldo Araújo, Dr.
Francisco Araújo, Edgard Corrêa de Castro e Sá, Joaquim de Oliveira Lima,
Abdoral Timbó, Joaquim Soares de Paiva, Sebastião Soares de Paiva, Luiz Soares
de Paiva, Frasquinho Soares e muitos outros.
As ruas que cortam
a antiga Rede Viação Cearense, R.V.C., depois rede Ferroviária Federal
Sociedade Anônima, RFFSA, hoje CFN, pertencente a um grupo de empresários do
Recife, são as Ruas: Rua Pe. Corrêa, Rua Major Antonio do Vale.
A utilização do
Prédio da Estação de Ipu servirá fortemente para o funcionamento de um Centro
Cultural e Turístico. Poderá ser utilizada também para sediar a Banda de
Música, Exposições Artísticas, Filatélicas, Numismáticas e Fotografias, ainda
poderá ser usada para uma Lanchonete Raiz ou um Café Cultural. Parte do prédio
deverá ser usada ainda para oficinas de Artes Plásticas, Marcenaria, Artesanato
de Cerâmica, Crochê e etc.
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