sábado, 11 de maio de 2013


Veremos agora a História do Manoel dos Cachorros.
Homem que se instalou aqui em Ipu no de 1915 e que se dedicou à criação de muitos cachorros recebendo por este motivo à alcunha de Manoel dos Cachorros.

Criava mais de 50 cachorros.
Certa vez o Padre Feitosa era o vigário de Ipu reuniu uma boa parte de amigos seus debaixo do tamarindeiro em frente ao BAR CENTRAL que ficava ao lado, onde hoje é a casa do José Carreiro para assistir uma corrida dos cachorros do Manoel e assim aconteceu. Estavam presentes as seguintes pessoas, alias existiam segundo o assentamento histórico de João Anastácio Martins mais de 500 pessoas, mas o destaque ficou apenas para: Pe. Feitosa, Cel. José Aragão, Cel. Porfírio José de Sousa, Leocádio Ximenes Aragão, Dr. Abílio Martins, Sebastião Carlos de Lima, Gonçalo de Oliveira Lima, Joaquim de Oliveira Lima, Cel. Liberalino Dias Martins, Cel. José Lourenço de Araújo, Cel. Thomaz de Aquino Corrêa e outros que assistiam a monumental corrida.
Manoel dava nome aos cachorros e a fêmea correspondentemente ao nome do macho. Senão vejamos alguns deles:

Bondoso – Bondosa
Melindroso – Melindrosa
Caridoso – Caridosa
Garboso – Garbosa
Vaga-lume – Vaga - luz e assim se sucedem sucessivamente sem parar e sem cessar a inusitada criação de CACHORROS. Tinha um amor muito grande pelos seus cinqüenta cães, num estalar de dedos já estavam todos ao seu e lado, os seus bons amigos.
Manoel dos Cachorros era um homem bom, não tinha vicio vivia para os seus cinqüenta cachorros, coisa que fazia com esmero e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário