domingo, 12 de maio de 2013



Profª Francisca Carvalho Martins

Nasceu em Ipu aos nove dias do mês de junho de 1945, filha de Valdemar Ferreira de Carvalho e Altair Bezerra de Carvalho. Casada com Francisco de Assis Martins (Prof. Melo), de cujo enlace nasceram os filhos Ana Francisca, Junior Melo, Ricardo Ney, conceição de Maria e Ismênia Sheila. Os netos já somam nove: Ítala Mara, Iana Lara, Larissa, Pedro Neto, Juliane, Elias Neto, Martins Neto Heraclides e Rana Maria. Sua primeira e única escola foi o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus instalada no Patronato Sousa Carvalho. No Patronato cursou do pré-escolar ao 4º normal pedagógico, escola modelo de Ipu e nosso cartão de apresentação educacional.
Graduada em Pedagogia, em regime especial em 1998, e especializada e pós-graduada em metodologia do ensino fundamental e médio em 1999, pela Universidade Vale do Acaraú – UVA. Abraçou com garra e compromisso o magistério durante 33 anos ininterruptos, sendo 21 dedicados ao Colégio Ipuense, onde experimentou na sua vez primeira a docência escolar. Exerceu a função de professora na Escola José Lourenço de Araújo, quando foi contratada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará em 1972. Lecionou no Patronato Sousa Carvalho, tornou-se diretora adjunta na Escola de Ensino fundamental e médio Auton Aragão no período de 1989 a 1998. Atuou como orientadora de aprendizagem no Centro Educacional de Jovens e Adultos Escola Tereza Odette.
Hoje, aposentada e realizada profissionalmente, agradece a Deus pela legião querida de alunos que ajudou na formação intelectual, moral e social de cada um em particular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário