quarta-feira, 29 de maio de 2013

Genealogia da Família Canabrava.
(Tatais)
Anastácio Pedro de Melo, mais conhecido como Anastácio Canabrava, descendente das famílias Melo, Jorge, Leitão e Rodrigues das zonas de Tamboril-CE (dos Inhamus). 
Nascido no lugar chamado Canabrava do município de Tamboril - CE, daí o apelido de Canabrava, agregado ao seu nome e que o tornou conhecido por todos e estimados durante a sua curta passagem nesse mundo.
Homem de pouca instrução, mas de muita bravura, destemor, inteligência, honestidade e envergadura moral. Um protótipo do cearense. Afeito às migrações. Temente a Deus e amigo dos seus amigos.
Casou-se com Dona Quitéria de Sousa Melo na cidade de Santa Quitéria – CE. Desse casamento nasceram os filhos. 
- Francisco de Sousa Melo (Caninha) - que herdou o apelido do pai no diminutivo – casado com Ana Magalhães Martins Melo.
- Raimunda Mocinha Melo Aragão, casada com Francisco Orlando Aragão. 
- Antonia de Melo Lisboa (Tonha), casada com Francisco Lisboa Lima.
- Maria do Carmo Melo Mesquita (Fair), casada com Amadeu Feitosa de Mesquita.
- Damião de Sousa Melo (Pretinho), casado com Raimunda Anita Peres Melo.
- Cosme de Sousa Melo (Alvinho), casado com Maria das Dores Cedro Melo. 
Anastácio Canabrava começou sua vida na cidade de Telha, hoje Monsenhor Tabosa – CE, lugar onde nasceram todos os seus filhos e onde desenvolveu com grande habilidade a profissão de comerciante. Depois de algum tempo mudou-se com toda família para a cidade de Novas Russas – CE, onde se estabeleceu como comerciante. 
Por questões políticas, resolveu permutar seu comércio e residência com o Sr. Leonardo Bezerra de Araújo, de Novas Russas para a cidade de Ipú –CE, onde fixou residência para a família e passou importar e exportar gêneros, sementes de oiticica, mamona, castanhas, peles, couros, tecidos, tendo contribuído muito para o desenvolvimento do município Ipuense. Além do que, era uma pessoa muito bem relacionada na região norte do nosso estado. 
Anastácio Canabrava faleceu no dia 28 de Maio de 1931, na cidade de Ipú. Depois da sua morte, a sua firma passou a pertencer a seus descendentes com a denominação Viúva A Melo & Filhos. Em seguida teve a sua razão social alterada para Melo & Pinho. 
Em Setembro de 1981, a cidade de IPÚ, lhe presta uma justa homenagem dando-lhe nome de rua, perpetuando a sua lembrança em todos aqueles que o conheceram. Impoluto, franco, justo, corajoso, falava com desenvoltura sem par e era afetuoso. Cultuava as tradições e na intimidade do seu lar, fincado no “quadro da igrejinha”, na casa de “caramanchão de japonesas”, era lá que ensinava as boas maneiras aos filhos e lhes mostrava o caminho do bem, e do dever de Deus.
Homem que não levava desaforo para casa, mas que também não provocava. Homem de brio, respeitador e respeitado. Espírito de caridade e devoção, hospitaleiro e trabalhador. Pelo seu profícuo trabalho no comércio que desenvolveu com sabedoria e denodo. A todos granjeou simpatia e amizade. 
A rua Anastácio Canabrava, parte da rua Padre Macário, rumo ao sul, com 10,50 metros de largura, no parque Manoel Marinho, antiga Mina. É uma rua espaçosa em área alta, com os anseios daquele que lhe deu o nome.
Anastácio Canabrava deixou uma grande descendência, que embora muitos dos seus não os tenham conhecido pessoalmente, honram a sua memória e admiram o seu talento e os seus feitos.
Rua Anastácio Canabrava,
Número – pode ser qualquer um, como pode ser também o da esperança, da felicidade ou da paz.
Cidade de Ipú (CE), 04 de Setembro de 1981.


Nenhum comentário:

Postar um comentário