terça-feira, 7 de maio de 2013


Ladeira da "Lasca da Velha", oficialmente hoje conhecida como Ladeira de São Sebastião.

Situa-se na Serra da Ibiapaba. Começa no local conhecido por "Quebradas" e se prolonga até as imediações da localidade de Riachão já nas proximidades de nossa cidade.
                    
Será uma trilha de muita significação econômica para a nossa Ipu. Por muito tempo foi um veículo de escoamento de produtos como: óleo de mamona, coco, tapiocas, frutas em costas de animais, cebolas e alho, coentro e outros produtos similares. Era verdadeiramente bucólico o comércio feito pela nossa Ladeira chamada Lasca da Velha.

O local em certos momentos se apresenta não muito íngreme, onde encontramos no seu percurso vestígios de um velho calçamento, cruzes de pessoas que por lá desapareceram e marcas dos Cavorteiros nas toscas pedras do trajeto da ladeira.

Era comum nas noites de sexta para sábado ou mesmo pela madrugada vermos os transeuntes comerciante descendo a ladeira com uma lamparina ou bibiana para fazer a iluminação do seu trajeto, não muito desconhecido era quando das festas religiosas na nossa Ipu, logo após as novenas as pessoas que vinha assistir o ritos sagrados da Igreja voltava com as suas luminárias na cabeça, assentido pelos ipuense que ficavam em suas calçadas vendo a écloga procissão de luzes rumo a nossa Serra.

Uma panorâmica se descortina numa pedra grande que vamos denominá-la de Pedra do Descanso onde a visão é de uma bela raridade quando ao longe vislumbramos a nossa cidade.

Vem oportunamente esta Trilha resgatar as nossas memórias e raízes não tão distantes, mas teen um enriquecimento Cultural e Turístico dos mais expressivos dignos de quem a conhece.

A sua extensão é aproximadamente de 01 km

Ipu, 09 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário