sábado, 23 de janeiro de 2016

                                                               Paróquia do Ipu.
Apresentação.

Nasce neste opúsculo uma dissertação de tudo que possamos dizer de uma obra que se propôs a relatar tudo sobre a nossa Igreja Católica no Ipu, desde os seus primórdios até os dias atuais.
Um compendio que fala de tudo desde os seus princípios aos dias que hoje vivemos.
Não obstante as caracterizações dos dias vividos desde o inicio do século XVIII quando perpetrava no então Arraial onde a Portuguesa Joana de Paula Vieira Mimosa, como uma desbravadora e Catequista doou uma légua de terra que recebera das Cortes Portuguesas para servir ao orago que se criara em seguida dedicado a São Sebastião de quem seu esposo Joao Alves Fontes era devoto assim conta a nossa história.
                                 
Na obra encontramos uma pesquisa afeita as verdadeiras e bem colhidas histórias da nossa vida religiosa de nossa cidade.
Atenho-me a maneira como aqui estar descrito sobre todos os fatos e acontecimentos religiosos sobre a nossa Paroquia de São Sebastião.

Os primeiros padres que aqui curaram em forma de Missões que os ancestrais chamavam de Missionários vindos de Acaraú e consequentemente de Viçosa, eram Frades, Sacerdotes da Ordem dos Seculares e até mesmo alguns Jesuítas.
O cuidado e zelo que aqui esteve como Vigário Colado Padre Francisco Corrêa de Carvalho e Silva sendo o precursor firme e determinado a comandar um rebanho de fieis por mais 40 anos.
A cada instante da leitura desta obra encontramos a clareza e a verdade de pensamentos e muito especialmente das informações aqui contidas verdadeiramente relatadas sob uma ótica de uma pesquisa minuciosa que não deixa nenhuma tendência para que possamos questionar ou duvidar de qualquer fato aqui descrito.
É com afável e indescritível satisfação que aqui coloco nesta obra de tão valioso e inestimável valor o que formalizou o Padre Raimundo Nonato em tão importante instrumento de pesquisa para os nossos porvindouros.
Sem sombra de dúvidas está posto um trabalho dignificante para todos nós.
Uma pesquisa realizada sob as inspirações do abnegado e dileto Pároco de nossa Ipu que meticulosamente passou para esta enobrecedora e notável Obra Prima de um valor que não estimamos tão facilmente pela interação que se estende aos mais longínquos recantos de nossa Paroquia do Ipu.
A Fortaleza imbatível de um sacerdote que rebanhou muitos que haviam se afastado do templo sagrado de Deus.
Empreendedor, construindo em quase todas as localidades de nosso Município o Templo Cristão como forma de difundir e incutir em nossos corações a fé Cristã que se encontrava tão desfalecida em nossa Terra.
Orgulho-me não de vaidade, mas um orgulho de felicidades de hoje esta aduzindo esta valiosa e incalculável sabedoria para todos nós.
Tenho certeza que o canto da Graúna no talhe das palmeiras aguçou a verve tão proeminente de nosso extremoso e querido Padre Nonato nas linhas que discorreu neste manual de lições de conhecimento sobra à Vida Religiosa da Terra de Iracema e de São Sebastião.
A verve espontânea aqui descrita do nosso Pároco concerne puramente um sentimento de Amor e de felicidade a todos nós.
Você caro leitor vai encontrar nas páginas deste Livro o significado real e verdadeiro de nossa história do nosso Povo.
As bênçãos de Deus advirão e haverão que nos entremeados de nossas vidas sejam perenes e benfazejas a todos que respiram o Ar da religiosidade repleta daquilo que chamamos AMOR-PAZ.
Que os respingos da majestosa Bica do Ipu, sejam um conforto aspergido e abençoado de Deus, na sua Onipotência, Onisciência e Onipresença.
E ao canto pachorrento desta cascata Maravilhosa (Que Chamamos Bica) te damos graças, e te bendizemos por tão meritória obra sobre tudo de nossa vida religiosa.
Ipu (CE) 08 de julho de 2012
Francisco de Assis Martins                          
(Prof. Mello)



                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário