sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

1 ou 1º de janeiro é o 1.º dia do ano no calendário gregoriano, e um feriado em que se comemora, mundialmente, o Dia da Fraternidade Universal. É também conhecido como o Dia da Confraternização Universal ou o Dia da Paz Universal comemorado, na verdade, em quase todo o mundo durante a passagem do último dia do ano, madrugada de 31 de dezembo, para o primeiro dia do ano, durante as festas de Ano Novo ou Reveillon. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano novo que se inicia.
Segundo relatos históricos, tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, enquanto se comemora com muita festa a passagem do ano, celebrada com fogos de artíficios, em muitos países.
Foi, precisamente, em 8 de dezembro de 1967, que o papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1º de janeiro de cada ano. Nesta proposta, o papa deixava claro que não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos, pois para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os homens, não importando a sua religião.
“A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, falou em sua mensagem.
feriado janeiro
Feriado em Janeiro
No texto, o Papa expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. Portanto, O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos “verdadeiros amigos da Paz”, independente de credo, etnia, posição social ou econômica.
Ainda que desde 1981 o Dia Internacional da Paz seja comemorado em 21 de setembro, a data de 1º de janeiro é reconhecida pela ONU como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo e da paz entre os povos.
ano novo janeiro calendarioO primeiro dia de cada ano, portanto, tem sido reservado à reflexão de como queremos que o mundo seja nos próximos 364 (ou 365) dias que ainda estão por vir com todos que acreditam fazendo seus votos e resoluções para o Ano Novo que está por vir, trocando votos de paz, felicidade e saúde para o ano que se inicia.
O feriado do dia primeiro de Janeiro é bastante comemorado em todo Brasil.
No Brasil, é também o Dia da posse dos cargos eletivos do poder executivo. Nos anos ímpares, tomam posse nesta data o presidente da república, os governadores e os prefeitos, para um mandato que possui uma duração de quatro anos.
Neste dia, também tomam posse juntamente com os mandatários do poder executivo, os seus respectivos ministros (no nível federal) e secretários (nos níveis estadual, distrital e municipal). É também o Dia Nacional do município, sendo que em 1938, o presidente da república na época de seu mandato, Getulio Vargas, iniciou o Estado Novo.
feriado janeiro
Dia Fraternidade Universal – Feriado de 1 de Janeiro
O feriado é comemorado como o Dia de Ano novo, para aqueles países que adotam o calendário gregoriano, além de ser o Dia da Fraternidade Universal e Dia Mundial da Paz.
Veja mais feriados em Janeiro ou a página com Feriados Nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário