sábado, 2 de janeiro de 2016

FOLIA DE REIS É TRADIÇÃO

Reisado resiste e mentem tradição e é comemorado fielmente no dia 06 de janeiro em quase todo o estado do Ceará. Aqui no Ipu tivemos em tempos passados vários grupos de Reisados. O grupo da família Vale que tinha como representante maior o Senhor Dão de Paiva teve a sua época de ouro até o inicio dos anos sessenta (60).
Nas épocas mais remotas, ou seja, nos anos de 1920 tivemos as trupes do Zé Padeiro com o Boi Pintadinho, do Batista Bernardino e por fim o reisado do Luiz Juriti onde ainda hoje existem alguns remanescentes.
Juntamente com os presépios, eles apresentavam como símbolo da visita feita pelos três Reis Magos: Gaspar, Belchior e Baltazar ao menino Deus. É ainda símbolo da abertura da fé aos pagãos.
Os Grupos de Reisados sempre promovem visitas, danças e cantorias em casas onde foram armados os presépios ou para os admiradores da Folia de Reis. É a festa da despedida do período de apresentações que só será reiniciado no mês de junho.
Como peças integrantes dos Grupos de Reisados, existem os participantes como todas as Damas, o Boi, o Pai dos Caretas, o Poeta, os Reis Magos todos vestidos a caráter e etc.
Queremos manter as nossas tradições numa viva manifestação folclórica que remontamos há anos.
O Sapateado e as Canções completam as manifestações da data, dando de forma especial uma conotação das coisas de nossas raízes.

Histórico:

A tradição folclórica de Reis teve origem na África. Quando os portugueses ali chegaram em 1498, encontraram um império em formação que recebeu influencia da Igreja Católica e que por sua vez, iniciou um processo de cristianização. As festas religiosas eram marcadas pela tradição regional. Em todos os festejos, havia batalhas entre reis. Daí o nome de Reis do Gongo.Estes costumes foram trazidos para o Brasil com os colonizadores e com os escravos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário