segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Festas Religiosas de Ipu.
Histórico.
Francisco de Assis Martins.
(Prof. Melo.)


A sua freguesia, sob a invocação de São Sebastião do Ipu foi criada pela Lei Provincial de nº. 2037 de 27 de outubro de 1883, quando desmembrada da Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos.
No Ipu foi edificada uma Capela de pequeno porte em 1765, tinha a frente virada para o poente, pois se tratava apenas de um local para orações, ao contrario da que vemos hoje virada totalmente para o Nascente. Em janeiro de 1780 foram doadas as terras que serviram de Patrimônio para Capela sob a proteção de São Sebastião, por João Alves Fontes, as terras do Santo como ficou conhecida tem uma légua de comprimento do Riacho Ipuçaba a começar na Bica, e meia légua para cada lado do referido riacho, limitando-se ao Sul com as terras do Sítio São Mateus, ao Norte com as terras do Sítio Ipuzinho. Por Portaria de 29 de agosto de 1856, do Juiz de Direito Dr. Vitoriano do Rego Toscano Barreto determinou que fosse feita a demarcação da referida légua de terra servindo de Título ao Patrimônio do glorioso São Sebastião.
Os festejos de São Sebastião acontecem de 10 a 20 de janeiro de cada ano reunindo os filhos da terra mesmo aqueles mais distantes. Neste período acontecem leilões, barracas, bailes e as tradicionais novenas celebradas na Igreja Matriz.
Outra Festa Religiosa que se realiza é a de São Francisco, também com um novenário de 25 de setembro a 04 de outubro, é grandemente celebrada pelos fieis de Ipu.

Quando Ipu foi elevado à categoria de Vila, transferiu-se para Freguesia de Ipu o Padre Francisco Correa de Carvalho e Silva que era vigário Colado da Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos, veio para Ipu com mesma função que exercia na Matriz de São Gonçalo, nomeado a 17 de agosto de 1842; tomou posse na freguesia a 13 de junho de 1843. Padre Corrêa faleceu em Ipu a 13 de junho de 1881, e os seus restos mortais se encontram sepultados no Altar-Mor da Igrejinha de Nossa Senhora do Desterro, portanto, padre Corrêa não foi o primeiro vigário de Ipu, mesmo tendo vivido aqui em Ipu mais de 40 anos.

Padre Corrêa foi quem realizou a primeira Festa de São Sebastião em Ipu, no ano de 1860.


Nenhum comentário:

Postar um comentário