sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

IGREJA MATRIZ DE IPU


A Igreja Matriz de Ipu, templo suntuoso de nossa cidade, a sua construção foi uma iniciativa do Pe. Dr. Aureliano Mota Vigário do Ipu no ano de 2014. Padre Aureliano era irmão do famoso Folclorista Brasileiro que aqui residiu durante o paroquiado do seu irmão Pe. Aureliano Mota.

Para construção dos alicerces da referida Igreja, a família Ipuense em forma de mutirão, ao som da Banda de Música do Maestro José Pedro de Alcântara (de Sobral) conduzia pedras e mais pedras para edificar a base da Igreja. Uma contribuição feita à Paróquia em dias determinados pelo Vigário.

Constituía momentos de Fé e muita espiritualidade em favor da construção do nosso Templo de Deus que estava sendo criado ali.

A solenidade da benção da Pedra Fundamental se deu no dia 18 de outubro de 1914.

O projeto foi esboçado pelo arquiteto Ipuense, Dr. Arquimedes Memória, o último dos Ecléticos que muito amou a sua terra.

Foi construída no vigariato do virtuosíssimo Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, e sua edificação teve a duração de 26 anos.

Trabalharam e orientaram a sua construção além do Arquiteto Memória, os mestres de obras: Plácida Passos, Raimundo Heitor, Raimundo Nonato (Rdo. Pedreiro).

Na sua apresentação arquitetônica, há uma mistura de estilo: gótico, romano e barroco e que deixou Arquimedes Memoria bastante constrangido. Faleceu e não viu a conclusão do templo que projetara.

Em 14 de janeiro de 1940 realizou-se o primeiro ato solene, foi à benção do monumental templo, pelo Frei José Maria de Sá Leitão, acompanhado pelos Padres. José Bezerra Coutinho, Padre Francisco Ferreira de Moraes atual Vigário de Nova Russas e o Vigário de nossa cidade Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.

Convém salientar que foi colocado no ângulo direito da torre uma urna de metal contendo moedas da Republica Brasileira, a licença do Exmº. Senhor Bispo diocesano uma ata, que foi assinada com todos os paraninfos.

Salientamos ainda que ao comemorar cem anos de Emancipação Política a cidade de Ipu, foi celebrada uma Missa pelo Ipuense Mons. Antônio Soares Cordeiro.
A igreja no seu formato imita um navio, uma conotação de raríssima beleza.

Hoje a nossa Matriz ostenta uma beleza sem par; uma realização do nosso atual Pároco Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva. Um padre que conseguiu conduzir o seu rebanho e rebanhar outros que não mais frequentavam a Igreja por conta de dissabores do passado.

Templo Sagrado a nossa Igreja Matriz de São Sebastião é um orgulho de muita felicidade para todos nós ipuenses.

Cantemos as glorias de Deus entoando um “Te-déum”, por tão magnifica obra em favor do Povo de Deus.

Ipu CE, 30 de setembro de 2014.
Francisco de Assis Martins (Prof. Mello)
Da Academia de Letras e Artes do Ceará – ALACE.

(Fonte: Acervo da Professora Valdemira Coelho e João Anastácio Martins) (João Chiquinha)


Nenhum comentário:

Postar um comentário