domingo, 4 de maio de 2014

Vulcão expele pedra do tamanho de um carro no Peru

DESTAQUES EM MUNDO

  • DESTAQUES
Pesquisadores do Observatório Vulcanológico da cidade de Arequipa (sul do Peru) informaram neste sábado que o vulcão Ubinas expulsou rochas de grande tamanho nos últimos dias e recomendaram às autoridades que apressem a retirada dos habitantes da região.
"Algumas rochas são do tamanho de um automóvel Volkswagen que, ao se chocar com a superfície terrestre, deixam grandes buracos de até um metro e meio de profundidade, a uma distância de dois quilômetros do vulcão, situado no sul do Peru", disse à imprensa o coordenador do Observatório, Jersy Marino.
Ele explicou que são rochas incandescentes e que as explosões vão continuar, motivo pelo qual se recomenda às autoridades evacuar a população próxima ao vulcão. Segundo Marino, a lava fundida sai como um projetil e pode alcançar zonas povoadas.
Há algumas semanas, brigadas de socorristas retomaram a evacuação dos moradores do povoado de Querapi, que fica perto do vulcão Ubinas (cerca de 4 km), na zona andina da região de Moquegua. Muitos moradores resistem, porém, a deixar suas casas, afirmou Marino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário