sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prof. Francisco de Assis Martins
(Prof. Melo)

Nasceu em Ipu aos 15 dias do mês de maio de 1943. Filho de João Anastácio Martins e Heraclides Melo Martins.
Os seus primeiros estudos foram iniciados no Instituto Ipuense, tornando-se depois Ginásio Ipuense onde concluiu o seu antigo Curso Ginasial. Transferiu-se em seguida para Fortaleza onde concluiu o curso científico.
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Estado Ceará UFC conforme Reg.D-43.939 MEC.
Licenciado em ciências físicas e biológicas e em metodologia das ciências físicas e naturais pela Universidade Estadual do Ceará-UECE Reg. L-342, em 1972. Curso de biologia educacional pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Reg -L. 341, em 1971 –MEC. Curso de psicologia da aprendizagem e da adolescência, de prática de ensino, de cultura artística e história das artes, curso de música vocal e instrumental no conservatório de música Alberto Nepomuceno. Participou de vários seminários e congressos no Ceará e fora do estado. Proferiu palestras e concedeu entrevistas às escolas de Ipu e cidades vizinhas, e aos pós-graduandos da Universidade Vale do Acaraú por várias vezes.
Fundador do Jornal Cultura Estudantil do Colégio Ipuense e do laboratório de física, química e biologia. Fundador do curso científico do Ipu no Colégio Ipuense em 1982, que teve a sua aula inaugural no dia 22 de fevereiro do mesmo ano ministrada pelo professor Adelmir Menezes Jucá de Fortaleza. Foi professor do Patronato Sousa Carvalho durante 17 anos. Além de diretor do Colégio Ipuense foi professor durante 16 anos. Lecionou na Escola de Ensino Fundamental e Médio Auton Aragão por 04 anos.
Fundou o Jornal dos Tabajaras e foi Diretor do Ipu em Jornal. Como membro do Lions Clube, fundou a Escolinha do Lions, que funcionou por mais de dez anos.
Pertence como membro efetivo a Academia de Letras Municipais do Estado do Ceará-ALMECE - da Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará – AMLEC, Academia de Letras e Artes do CearáALACE, Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes – AILCA, Sócio efetivo do SINCORSE (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Ceará) desde 06 de junho de 2000. Fundou o Coral Municipal de Ipu em 25 de abril de 2001. Fundou o Clube Filatélico e Numismático de Ipu, que leva o seu nome.
Compôs os hinos das escolas Mons. Gonçalo Lima, Delmiro Gouveia, Auton Aragão, Murilo Rocha Aguiar, e o Hino do Sesquicentenário de Ipu em 1990, Hino da Várzea do Jiló e da Escola Ternurinha. Foi diretor do Colégio Ipuense de 1977 a 1991 de acordo com o parecer do Conselho de Educação do Ceará, CEC-de n° 602/79.
Foi diretor da Rádio Regional de Ipu por quatro anos e cinco meses. Recebeu placas de prata, certificados de mérito cultural, diplomas e outras comendas de instituições culturais da cidade de Ipu e do Estado do Ceará. No dia l4 de novembro do ano de 2002 recebeu da Câmara Municipal de Ipu o título de personalidade cultural de Ipu. Recebeu do Patronato Sousa Carvalho diploma do mérito a personalidade cultural do Patronato Sousa Carvalho, um Troféu Mérito Educacional Ipuense, da Associação do Mérito, Educacional Ipuense, do Cursinho Bizurando. Menção honrosa concedida pela Assembleia Legislativa do Estado Ceará em 2007. Escreveu e publicou os livros: O Ipu em Noite de Serenata, e Histórico sobre Ipu (monografia); Meu Pé de Serra, o Ipu, No Orvalho das Manhãs, lançado na X Bienal do Livro em 2012 livros de poemas em rimas livres. Escreveu Memórias da Praça - JARDIM DE IRACEMA. Autor do Ensaio Literário-Casarões e Prédios Históricos de Ipu; autor do Ensaio Literário, Memorial do Jardim 26 de agosto; autor do Ensaio Literário-Retrato da Praça Igrejinha; autor do Ensaio Literário-Histórias do meu Pai; autor do ensaio Literário-Obra e Vida da Professora Valdemira Coelho; autor do Histórico de Praças e Ruas de Ipu; Autor de Mini Biografias de Ipuenses. Foi diretor de cultura do município no de 2001 a 2004.
Fundador e Criador da Noite do reencontro em 2002 e consequentemente criou a AFAI. Foi o seu 1º Presidente da Associação e Filhos e Amigos de Ipu-AFAI no biênio 2002 2004. Dentro dos seus projetos como Diretor de Cultura do Município de Ipu, sugeriu a criação de uma Academia Ipuense de Letras e Artes (era somente assim o seu nome inicial), recebendo do Dr. Abílio Lourenço Martins e da então Prefeita Municipal do Ipu Antônia Bezerra Lima Carlos total apoio a tão feliz iniciativa, e assim foi criada em janeiro de 2006 a AILCA.
Em janeiro de 2013 publicou e lançou, No Orvalho das Manhãs, Causos do Ipu, Ipuenses e Ipu e a Igreja Católica, estes dois últimos em parceria com do
Dr. Jeronimo Sá Junior. Em 17 de agosto de 2013 publicou SIMPLESMENTE CRONICAS – IPU, e em janeiro de 2014 fez o lançamento do seu 15º Viandantes nos Caminhos do Ipu.

É casado com a Professora Francisca Carvalho Martins. Tem cinco filhos, Ana Francisca, Junior Melo, Ricardo Ney, Conceição de Maria e Ismênia Sheila e dez netos, Ítala Mara, Iana Lara, Rana Maria, Juliane, Elias Neto, Heraclides, Pedro Neto, Larissa, Martins Neto, Ysa Madalena e Samuel (Em Memória) e o bisneto Pedro Felipe. Reside em Ipu, é filho natural da terra de Iracema da nação Tabajara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário