sábado, 17 de maio de 2014


APA da Bica do Ipu

ÁREA: 3.484,66 hectares
CRIAÇÃO: Decreto Estadual nº 25.354 de 26 de janeiro de 1999
ECOSSISTEMA: Serra Úmida
LOCALIZAÇÃO: Município de Ipu, na Serra da Ibiapaba, a 391 km de Fortaleza 


APRESENTAÇÃO

Ipu é uma palavra indígena de origem tupi que significa "queda d'água". Além de ser o nome da cachoeira de 180 metros de altura (também conhecida como “Véu de Noiva”) Ipu é o nome do município, com cerca de 40 mil habitantes, localizado no sopé da serra da Ibiapaba.

A “Bica do Ipu” foi celebrizada pelo romancista José de Alencar, ao relatar os banhos de Iracema (a "Virgem dos Lábios de Mel") em suas águas límpidas, despencadas em jorros de prata, do alto da Serra.

A famosa Bica do Ipu está encravada na formação rochosa conhecida como “Despenhadeiro da Morte”, localizada na parte sul da Serra da Ibiapaba. É uma paisagem de rara beleza, com vegetação exuberante e espécies diversas da fauna.

O rio Acaraú e os riachos Jatobá e Ipuçaba banham a cidade, localizada a 247m de altitude.


ATRATIVOS

A cidade de Ipu tem um grande número de casarões que ainda conservam suas linhas arquitetônicas guardando seus estilos com toda originalidade.

Outros atrativos: Estação Ferroviária de Ipu, prédio sede da Prefeitura Municipal de Ipu, acervos culturais com a história da cidade, feira livre, a Escada de Pedra, a Casa de Pedra, Pedra Grande do Salgado, Esfinges no talhado que forma a cordilheira da Ibiapaba, o Gangão, o Recanto das Cachoeiras, Engenho dos Belém, Biblioteca Osvaldo Araújo.

O Quebra-Bodega e o Oitiseiral são pontos que merecem a visita daqueles que ainda querem sentir o clima suave das águas do Ipuçaba caindo entre as pedras toscas e lisas cercadas por Ingazeiras e os Oitiseiros.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

GEOMORFOLOGIA

A região faz parte do Planalto da Ibiapaba com solos formados por areias quartzosas distróficas, latossolo vermelho-amarelo e podzólico vermelho-amarelo.

CLIMA

O clima pode ser considerado tropical subquente úmido ou tropical quente úmido, com pluviosidade média de 903,6 mm por ano e temperatura média ente 26º e 28º.


HIDROGRAFIA

O Riacho Ipuçaba, nasce na plataforma superior da Serra da Ibiapaba, na Várzea do Jiló e atravessa a extensão do Município de Ipu. O rio alimenta a Bica do Ipu e avança em direção à caatinga e ao Açude Araras Norte.

VEGETAÇÃO

A vegetação predominante é a caatinga arbustiva aberta. Além deste tipo de vegetação, existe a floresta caducifólia espinhosa, a floresta subperenifólia tropical plúvio-nebular e a floresta subcaducifólia tropical pluvial.

O QUE NÃO É PERMITIDO

Para tentar evitar a degradação da APA, a SEMACE – responsável pela manutenção da área – restringe algumas práticas, tais como:

-Implantação ou ampliação de atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras

-Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE

-Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente

-Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens dos riachos, topos de morros, nascentes, encostas etc.

COMO CHEGAR

O acesso à unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela BR 222 e a seguir pela Rodovia CE 187.

TELEFONES ÚTEIS

GERÊNCIA DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Cláudio Costa Gomes
Tel.: (85) 3101.5550 / 3101.5548 

Nenhum comentário:

Postar um comentário