sábado, 10 de maio de 2014

Antonio Marinho de Mello

AO ANTONIO DE MELLO MARINHO

Ipu, minha Terra. Torrão de filhos ilustres, daqueles que se apresentam nos mais destacados ramos de atividades.
Atividades que engrandecem uma cidade que diz que pode se orgulhar dos seus filhos. Dentre muitos quero me reportar ao Industrial Antonio Marinho de Mello, um ipuense que aqui procurou desenvolver as suas atividades profissionais.
Movido pelo elevado espírito de criatividade fruto de sua inteligência começou ainda na tenra idade a manifestar a sua tendência pela criação de uma série sem numero de objetos que impulsionava o desejo de crescer industrialmente, pois confeccionava brinquedos infantis de barro e breu que animava a garotada, nos idos anos 50.
Não faltando na sua ilimitada capacidade criativa o preparo de substancias outras. Veio a manipulação de certos produtos que acabaram depois de suas reações químicas a formação de perfumes, brilhantina, óleos, todos perfumados que eram vendidos nas feiras livres da cidade aos sábados. Resalte-se eram produtos que eram adquiridos pela sociedade de Ipu pelos feirantes pelos participantes da vizinhança que aqui vinham para fazer a sua feira.
E foi crescendo. Não tardou e o Antonio Marinho dentro de sua capacidade criava outros produtos, como o Vinagre, as Aguardentes, tão preferidas por quem consumia. Fabricou velas nos mais variados tipos constituindo-se assim uma tendência muito grande para fabricação de produtos que exigissem as reações químicas.
Depois veio a química propriamente dia, que criou o melhor Guaraná do Mundo, o Puro e Delicioso Guaraná Wolga.
E aí está a Industria Wolga que alcança os 50 anos de atividades, com uma conduta ilibada, recheada de bons princípios, constituindo uma reserva moral para nossa gente, nosso povo, nossa cidade, onde o exemplo à marca maior da dignidade, da honestidade, do compromisso realizado, de um homem que cumpre o seu deveres de cidadão como Comerciante/Industrial deixando assim um legado dos mais expressivos para todos que o cohecem e o admiram.
Versátil, dinâmico, está o Antonio Marinho no celeiro de Filho Ilustre da Terra de Iracema. Inconteste pelos seus bons princípios de honradez, fraternidade e solidariedade.
Na sua trajetória de vida foi sociável até demais, num imperativo de fazer valer o seu ponto de vista, não deixando postergar a firmeza de seu pensamento.
Fundou o antigo MDB, o MODEBRA, foi do Grêmio Recreativo Ipuense, foi de Lions e hoje integra a Maçonaria pertencendo ao Grande Oriente do Ceará, na Loja que leva o nome de Vigário Bartolomeu Fagundes nº 35, no Oriente de Ipu, segundo ele se considera realizado como Maçom. Marinho desconhece qualquer uma outra sociedade que seja tão fraterna e igualitária como a Maçonaria, Marinho é um Maçom por excelência.
Na sua vida encontrou Zilmar com quem teve 09 filhos e 08 netos. Uma prole que representa os costumes de uma família das mais conceituadas de nossa Ipu.
Fica neste pequeno apanágio a minha palavra amiga e Fraterna ao Irmão Antonio Marinho, e que o tempo seja sempre cheio de prodigalidade para você e sua família e que outras homenagens aconteçam, pois você é baluarte, pioneiro na industrialização de nossa tão querida a e amada terra o Ipu.

Francisco Mello
(Prof.).

P.S. Faleceu hoje em Fortaleza as oito horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário