sexta-feira, 2 de maio de 2014

CURIOSIDADES TEATRAIS.

Molière, um dos criadores do teatro moderno, saiu dos espetáculos de feira, de saltimbancos, para os palcos á italiana e criou uma série de regras. Uma delas eram as três pancadas no soalho de madeira, avisando aos atores que estava na hora de entrar em cena.
As pancadas de Molièrre tornaram-se tradição. Hoje, os três toques da campainha avisam não só aos atores, mas principalmente á platéia que o espetáculo vai começar.

Até meados do século XX, na maioria dos teatros havia o “ponto”, um alçapão no meio do Proscênio, coberto por uma cúpula, de onde alguém que conhecia a peça inteira soprava as falas dos atores. Hoje, o ator recorre á própria memória, o que nem sempre é fácil porque ele precisa decorar a sua parte e a “deixa”, que é a última palavra, frase ou gesto do parceiro   

Segundo a mitologia Greco-romana, foi durante as festas celebradas em honra de BACO que se representaram as primeiras peças. Estas festas se realizavam no momento da colheita das uvas, e imediatamente se iniciavam os folguedos.O carro tornou-se uma construção e vindimadores se tornaram comediantes.

As máscaras prendiam-se aos mistérios de Baco, como inventor da Tragédia e da Comédia.Elas indicavam que as vidas, como as peças de teatro, nada mais são do que uma mistura de prazeres e dores, em que cada um desempenha um papel diferente.

O palco jamais poderá ficar vazio de atores e conseqüentemente de cenas, pois o pano de boca só deverá abrir quando as encenações estiverem em efeito.

A Ribalta deverá está sempre iluminada com jactos de luzes de acordo com a intensidade das cenas, se forte ou fraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário