sexta-feira, 30 de maio de 2014


Apreciação da obra:

Viandantes  nos Caminhos do Ipu.                Autor: Prof. Fco Mello

         É mais um registro histórico que nos presenteia o autor, Prof. Fco Mello, atendendo a desafiadora sugestão dos amigos conterrâneos: Luiz Pessoa Aragão e Otávio Aragão, que, como tantos outros ipuenses, gostam de sentir àquele prazeroso sentimento de viajar na história da nossa terra, apreciando e louvando a coragem dos nossos antepassados.

        Em nossas mãos está, mais uma obra que vem nos deleitar com a história daqueles que viajaram por nossas riquezas naturais, na autenticidade da cultura primitiva que tanto impulsionou a busca incessante da descoberta e da transformação em seus diferentes aspectos.

         Em cada página desta belíssima obra, encontramos o foco real do anseio de cada viandante para que na marca das suas pegadas e no transporte desafiador dos seus sonhos deixassem fluir um espaço de crescimento sociocultural do povo Ipuense que nasceu sob o som mavioso da cascata trazendo nas suas entranhas o sangue de uma descendência forte e destemida que veio passando de geração para geração, até os nossos dias. Isso nos orgulha!

         Viajando, pois, sobre o deleito desta história vamos de encontro a fatos curiosos e interessantes que nos mostram a bravura dos homens e mulheres dos primórdios da nossa história no cenário da nossa terra onde as disputas, descobertas e realizações, refletiam o entusiasmo daqueles que se propunham viajar nas estradas do desbravamento, tão bem exposto na obra, naquela transparência onde permeia a paixão do autor pela terra berço.

       Nas páginas finais dos Viandantes  nos Caminhos do IPU, nos confrontamos com belíssimas fotografias que enchem os nossos olhos de encanto e o nosso intimo de uma saudade suave e feliz!...

       Culminando a obra, está uma homenagem justa e reconhecida à tradicional família Carvalho Aragão, exaltando o grande empresário Ipuense, Luiz Pessoa Aragão, mostrando o seu tão admirável sucesso na Empresa Acácia de Água Mineral, com destaque através da exposição de tantas outorgas que mostram o “merecimento por um trabalho de grandeza e notabilidade que enaltece a nossa terra”.  Através desta homenagem o autor finaliza agradecendo a família homenageada, pelo apoio e incentivo na publicação da referida obra.

      Parabéns prof. Mello por mais esta dádiva literária de tão admirável relevância e pelo brilho desta noite que tão bem revela o sentido da citação que encontramos na pág. 101 de obra:

“Que tudo seja leve de tal forma que o tempo nunca leve.”
                                            

                                                                                                                Profa: Graça Aires


Ipu-CE 16 de Janeiro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário